Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Primeira célula viva criada com genoma sintético

Cientistas norte-americanos anunciaram esta quinta-feira a criação da primeira célula viva com um genoma sintético, assim como as possíveis aplicações desta descoberta: compreensão dos mecanismos da vida e produção de vacinas ou mesmo de ingredientes alimentares.

O anúncio foi feito por Craig Venter, fundador do Instituto com o mesmo nome (Estados Unidos) e co-autor da primeira sequenciação do genoma humano em 2000, noticia a Lusa.

«Este cromossoma - o elemento portador da informação genética - foi produzido a partir de quatro frascos de substâncias químicas e um sintetizador, e tudo começou com informações informáticas», afirmou.

Para o investigador, a descoberta é um «passo importante científica e filosoficamente».

«Mudou o meu ponto de vista da definição de vida e do seu funcionamento», acrescentou o investigador.

Esta descoberta pode também ser importante para desenhar algas, que podem capturar o dióxido de carbono e produzir outros tipos de hidrocarbonos, que podem ser utilizados em refinarias.

Poderá ainda permitir a criação de novas substâncias ou ingredientes alimentares, produção de vacinas e até bactérias para limpar a água.

«É uma ferramenta muito poderosa para projectar o que queremos que exista em Biologia», resumiu.

Em 2008, Vender e a sua equipa anunciaram que tinham conseguido um genoma bacteriano cem por cento sintético. Para criar esta célula, foi feita uma cópia do genoma existente, o de uma bactéria (Mycoplasma mycoides), mas com sequências de ADN adicional.

Posteriormente, transplantaram o genoma sintético da bactéria para outra, denominado capricolum microplasma, conseguindo «activar» as células deste último.

TVi24

Sem comentários: