Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 29 de maio de 2010

Amnistia denuncia casos de tortura em Portugal

Polícias implicados foram absolvidos ou ainda não foram a julgamento

A lentidão das investigações sobre denúncias de torturas cometidas por polícias em Portugal, no ano passado, e as "evidências de impunidade" são motivo de censura da Amnistia Internacional no relatório sobre a situação dos Direitos Humanos no Mundo.

Na abordagem da situação portuguesa relativamente à tortura e outros maus tratos, a Amnistia Internacional (AI) refere os casos de Leonor Cipriano (mãe de Joana, uma menina desaparecida no Algarve em 2004) e de Virgolino Borges (funcionário da CP suspeito de roubo).

No relatório "O estado dos Direitos Humanos no Mundo" , lê-se que, em 2009, prosseguiram as investigações criminais sobre estas denúncias contra agentes policiais e recorda-se que o Tribunal Penal de Faro pronunciou a sentença do caso de Leonor Cipriano, reconhecendo que havia sido torturada sob custódia policial, em 2004.

"No entanto, absolveu os três polícias, alegando ser impossível identificar exactamente quem havia sido o responsável", enquanto um quarto agente foi condenado por falso testemunho e outro por falsificação de documentos", sublinham os autores do relatório, indicando que, no final do ano, estava pendente o recurso de Leonor Cipriano.

À espera desde 2000

Outro caso denunciado pela Amnistia é o de Virgolino Borges, que acusa três inspectores da Polícia Judiciária de tortura, em 2000. Até ao fim do ano passado, a audiência dos polícias ainda não tinha sido marcada. A AI refere que o caso estava prestes a ser julgado, em Novembro de 2008, mas foi adiado "até à realização de exames médicos adicionais requisitados pela defesa".

Virgolino Borges disse ter sido torturado enquanto estava sob custódia, por polícias que o "esmurraram e bateram nas solas dos seus pés com um bastão de madeira". "A investigação foi encerrada em 2005 pela Procuradoria-Geral da República, que alegou que as lesões poderiam ter sido autoinfligidas", refere a AI, acrescentando que o queixoso recorreu da decisão nos tribunais, tendo o Tribunal da Relação ordenado em 2005 que o caso fosse a julgamento.

Voos da CIA

A organização faz ainda um resumo dos passos relativos à investigação da suposta cumplicidade das autoridades portuguesas na "transferência ilegal" de presos para a Baía de Guantánamo, encerrada há um ano por falta de provas, recordando que dois ex-detidos naquela prisão fixaram residência em Portugal.

O regresso destes homens à Síria "não foi possível devido ao risco de sofrerem torturas e outras graves violações dos Direitos Humanos", acrescenta a Amnistia, referindo que o Governo português, com base em questões humanitárias, concedeu residência aos dois e confirmou que "nenhum tipo de acusação seria feita contra eles".

No relatório da Amnistia Internacional, constam também os casos de violência doméstica contra mulheres e raparigas registados em 2009 pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima: 15 904 queixas, das quais 16 de homicídio.

Relatório da Amnistia

Factos e Números

JN

Sem comentários: