Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Risco da dívida portuguesa tem a quarta maior subida do Mundo

O risco da dívida portuguesa é o quarto que mais sobe no Mundo na manhã de terça-feira, colocando Portugal na sexta posição da tabela mundial dos países com maior risco de incumprimento, de acordo com os dados da agência de informação financeira Bloomberg.

Os "Credit Default Swaps" (CDS) associados aos títulos de dívida portugueses a cinco anos subiam 32,9% relativamente ao fecho de segundafeira, situando-se nos 362,44 pontos base.

Os "Credit Default Swaps" são títulos que protegem o investidor de eventuais riscos da dívida soberana.

A Grécia lidera a lista dos países cujo risco de incumprimento mais sobe hoje, seguida da Venezuela e Espanha.

Assim, para segurar dívida pública portuguesa com maturidade a cinco anos no valor de 10 milhões de euros, os investidores teriam de pagar um seguro anual a rondar os 362 mil euros.

O risco da dívida portuguesa agravou-se hoje, terça-feira, com os investidores a desconfiarem da capacidade da Europa, e sobretudo dos países do Sul, para saírem da crise financeira, depois de a decisão do Banco de Espanha ter assumido o controlo da caixa de aforro espanhola CajaSur, com graves problemas financeiros.

Quanto aos juros da dívida soberana a cinco anos, situam-se hoje nos 3,63%.

O prémio pedido pelos investidores para comprarem dívida portuguesa em vez da dívida alemã está em 220,0 pontos base, demonstrando ainda a existência de preocupação dos investidores com a economia portuguesa, mas menor do que a já verificada quando a diferença entre a dívida portuguesa e alemã chegou aos 400 pontos base.

A 7 de Maio os juros alcançaram o máximo histórico, ao subirem 6,053%.

Para este ano, o Governo prevê que a dívida pública atinja 86% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), esta será de 89,4% em 2011, subindo para os 90,7% no ano seguinte e recuando para os 89,8% do PIB em 2013, o primeiro ano em que a dívida de Portugal ao exterior diminui o seu valor.

JN

Sem comentários: