Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 24 de julho de 2010

Nuvem de cinzas vulcânicas pode ter criado vida no mar

A nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjöll, que parou os aeroportos europeus em Abril e Maio, pode ter gerado mais vida no mar, noticia a BBC, citando uma investigação no Atlântico Norte.

Uma equipa de cientistas está a recolher informação para perceber de que forma a erupção vulcânica afectou a biologia marinha, ao ponto de provocar o florescimento de uma enorme quantidade de algas microscópicas.

A um mês de terminar a segunda expedição na região, os investigadores detectaram «níveis elevados» de ferro nas amostras de sedimentos recolhidas do oceano.

«Verificámos alguns níveis elevados (de ferro dissolvido) entre 20 a 40 metros de profundidade. Isso pode ser resultado das cinzas vulcânicas, mas temos de verificar melhor, a uma escala maior», assinalou Eric Achterberg, professor da Universidade de Southampton, no Reino Unido, que lidera a equipa de cientistas.

Os investigadores pretendem certificar-se que as partículas de ferro contidas na nuvem de cinzas vulcânicas entraram no mar e causaram o aparecimento de uma extensa mancha de minúsculos organismos, conhecidos como fitoplâncton, que têm a capacidade de fazer a fotossíntese (processam o dióxido de carbono e produzem oxigénio).

Para o efeito, estão a recolher amostras de ferro, e de outros nutrientes, das águas e da atmosfera e a monitorizar o crescimento biológico no Atlântico Norte.

A confirmarem-se as suspeitas, o fitoplâncton no Atlântico Norte poderá estar «a processar mais dióxido de carbono do que a quantidade habitual num ano normal», apontou Eric Achterberg.

A equipa de cientistas promete divulgar «dentro de meses» os resultados da investigação.

A expedição, que arrancou, numa primeira fase, na Primavera, insere-se num projecto ambiental mais vasto de investigação da eficácia do fitoplâncton na absorção e sequestro de dióxido de carbono em águas profundas.

TVi24

Sem comentários: