Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Feira semanal de Viseu "é uma das piores do país"


Falta de água, luz, casas de banho e pavimento
em condições são
as principais falhas
apontadas pelos
vendedores da feira
semanal de Viseu, que consideram ser "uma
das piores do país"

Artur Cardoso é comerciante de produtos alimentares e explica que, para o tipo de produtos que vende, o local não possuiu condições nenhumas. "Precisamos de luz e água para a conservação de alguns produtos. À falta delas, somos obrigados a trazer para cá os geradores que acabam por poluir muito mais", explica.
De acordo com o feirante, a instalação de luz e água nas feiras semanais é uma condição exigida pela ASAE, que não está a ser cumprida. "O presidente da Câmara, como boa pessoa que é, devia pensar um bocadinho em nós e agir relativamente a essa questão", frisa.
"Não tem lógica nenhuma vender produtos alimentares em chão de terra batida", acrescenta, indignada, outra feirante, que prefere não ser identificada.
Além das condições já exigidas pelos outros feirantes, José Coelho alerta também para a falta de mais casas de banho. "Para além de água e luz, o espaço deveria ter casas de banho com condições, uma vez que isto é uma feira grande e só tem umas casas de banho que acabam por não ter condições nenhumas", critica.
Relativamente ao pavimento, José Coelho pensa que areão grosso no chão seria a melhor solução para evitar que os artigos que comercializam se sujem.
A má organização da feira é outra das questões que não agrada a muitos feirantes.
Cláudia Ferreira vende roupa interior e queixa-se do sítio onde a colocaram. "Aqui não há visibilidade nenhuma, isto está completamente mal organizado. Não tem lógica nenhuma colocar uma banca com roupa interior ao pé de um local onde se vendem fatos. As pessoas só percorrem as ruas principais, espreitam ao longe para estas partes mais secundárias, acabam por não vir por aqui", lamenta, alertando também para a sujidade que o tipo de pavimento causa nos produtos.
Acácio Domingues partilha da mesma opinião de Cláudia Ferreira relativamente à má organização. "Esta feira está mal, os feirantes pagam o mesmo e uns ficam mais privilegiados, com lugares melhores do que os outros", aponta. Acrescenta que "existem lugares que estão vazios e em vez de os darem aos feirantes que vendem aqui há anos, acabam por dar a pessoas que vêm de fora e que, algumas vezes, acabam por não pagar nada", lamenta.
O feirante alerta ainda para outro tipo de situações. "Se alguém se sentir mal por aqui, não há espaço para entrar cá uma ambulância, por exemplo. Se acontece alguma coisa, os polícias que cá estão a única coisa que fazem é chamar outros que acabam por nunca aparecer", explica. A finalizar, critica a permissão que é dada a feirantes de fora que andam pelo espaço da feira a vender "à mão". "Devia ser proibido virem para aqui vender à mão. Não pagam lugar e roubam negócio aos que cá estão".
"O presidente da Câmara precisa de dar a volta a isto e debruçar-se sobre todas estas questões ", é a ideia com que termina Acácio Domingues, uma opinião partilhada por inúmeros feirantes.

DV

Sem comentários: