Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Cientistas descobriram segredos da Mona Lisa

A Mona Lisa e outros seis retratos pintados por Leonardo da Vinci revelaram novos segredos graças a análises realizadas por cientistas franceses, que detalham a composição e a grossura das camadas de pintura.

Segundo esse estudo, divulgado pela agência France Press, nesses retratos o autor aplicou camadas muito finas de pintura para amenizar os contornos e suavizar as transições entre a sombra e a luz nos rostos dos personagens, uma técnica é conhecida como «sfumato».

Sete quadros de Leonardo da Vinci foram analisados «sem extracção de amostras, directamente nas salas de museu do Louvre» (A Anunciação, A Virgem das Rochas, La Belle Ferronnière, La Gioconda ¿ Mona Lisa, São João Batista, Baco e Sant' Anna, a Virgem e o menino).

Os pesquisadores do laboratório do Centro de Pesquisas e Restauração dos Museus da França se concentraram nos rostos, que são o elemento mais emblemático da técnica do «sfumato» aplicada pelo pintor renascentista.

O estudo revela que, para conseguir as sombras, o pintor utilizou várias técnicas, que se caracterizam pelo uso de finíssimas camadas de veladura translúcida.

TVi24

Sem comentários: