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terça-feira, 4 de maio de 2010

Prada chega a Portugal numa rua que não sofre com a crise

Prada chega a Portugal numa rua que não sofre com a crise

A Prada abre a sua primeira loja em Lisboa, na Av. da Liberdade, a 6 de Junho, num sector que conseguiu crescer em 2009.

A marca italiana Prada vai entrar no mercado português com a sua primeira loja, uma flagship store, localizada no número 216 da Avenida da Liberdade e com inauguração marcada para 6 de Junho. Apesar de não divulgar o motivo pelo qual decidiu ingressar neste momento no mercado nacional - pois a marca está apenas em 12 países da Europa - uma das razões poderá ter sido o facto deste segmento não ter sofrido com a crise, tendo inclusivamente aumentado vendas em 2009.

Marcas como a Trussardi, Tod's ou Burberry, representadas pelo grupo Brodheim, não têm sofrido com a crise, tendo aliás, registado um crescimento na ordem de um dígito nas vendas de cada uma destas marcas em 2009.

A Louis & Vuitton, que será "vizinha" da Prada, também registou um crescimento da sua facturação no mundo inteiro, embora a Europa seja o mercado onde obteve uma subida menor.

Já a Hermés, que apesar de não estar situada na Avenida da Liberdade, considerada a "Quinta Avenida" portuguesa, registou um aumento de dois dígitos no ano passado e a sua loja no Chiado não dá prejuízo.

Fonte do sector explicou ao DN que grande parte da facturação destas lojas provém de clientes angolanos, devido ao aumento das relações comerciais entre os dois países. Estes são consumidores pouco preocupados com o preço e com vontade de comprar.

A escolha da Avenida da Liberdade pela Prada para abrir a sua primeira loja é óbvia, já que se trata de uma rua histórica com a maior presença de marcas de luxo em Lisboa. Outra razão terá sido uma "oportunidade imobiliária", motivo pelo qual as obras estão a ser desenvolvidas ao longo de vários meses, desde Novembro.

A loja, desenhada pelo arquitecto Roberto Baciocchi, tem 650 m2 que se dividem por dois andares, com as colecções de pronto a vestir, malas, acessórios e calçado para homem e mulher, refere a marca em comunicado. A própria superfície é uma alusão ao luxo, tendo um design cuidado, com uma "sumptuosa escadaria em mármore negro" e "balcões de vidro e aço polido".

JN

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