Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 7 de maio de 2010

E do velho se fez o novo centro escolar da cidade

As antigas e degradadas instalações sa Escola Básica 2,3 transformaram-se, em apenas sete meses, no moderno Centro Escolar de Tondela. A autarquia preferiu investir 1,2 milhões de euros na requalificação do património existente, a ter de construir de raiz.

Na inauguração do novo equipamento, no passado fim-de-semana, o presidente da autarquia, Carlos Marta, sustentou a opção pela requalificação com a necessidade de "optimizar os recursos" disponíveis.

"Fizemos neste centro educativo aquilo que deve ser feito na região e no país", sublinhou Carlos Marta, que não vê vantagens em gastar dinheiro em obras novas, quando há património para recuperar no concelho e os "recursos poupados podem ser aplicados noutras infra-estruturas".

A Câmara Municipal de Tondela (CMT) aproveitou as antigas instalações da Escola Básica (EB) 2,3, localizadas numa zona onde já existe um pólo composto por outros estabelecimentos de ensino, desporto e cultura, para a partir delas erguer o novo Centro Educativo.

Realizadas em sete meses, um período de tempo considerado "recorde", as obras implicaram a ampliação do edifício primitivo e a construção de um novo piso.

O Centro Educativo de Tondela está equipado com refeitório, biblioteca, sala polivalente, espaços para crianças com necessidades especiais e 11 salas com quadros interactivos. Tem capacidade para acolher 500 crianças ( 300 do 1º ciclo e as restantes do 2º ciclo). Entre os alunos, contam-se os que transitaram das escolas que fecharam na Feira, Carvalhal e Ermida.

O novo equipamento, integrado na Carta Educativa de Tondela, foi apontado pelo vereador da Educação, José António Jesus, como exemplo de uma estrutura "moderna e funcional" e, por isso, facilitadora do processo de ensino/aprendizagem.

"Ao concluirmos uma obra que consta da nossa Carta Educativa, cumprimos um compromisso importante", frisou Carlos Marta.

JN

Sem comentários: