Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ministra: ida de utentes a Tui é sinal de «boa relação transfronteiriça»

A ministra da Saúde afirmou na segunda-feira não ter encarado como uma «provocação» a ida de utentes de Valença a Tui, em Espanha, agradecer ao alcaide local a disponibilização do serviço de urgências, mas sim como «uma boa relação transfronteiriça».

De acordo com a agência Lusa, meia centena de utentes do Centro de Saúde de Valença deslocaram-se no domingo a pé até Tui, na Galiza, para agradecer pessoalmente ao alcaide o facto de ter disponibilizado as urgências locais para socorrer a população daquele concelho do Alto Minho.

«Que eu saiba não houve nenhum protesto. Era um grupo de 50 pessoas que, segundo o que eu li na comunicação social, se dirigiu a Tui para agradecer ao alcaide da cidade», disse Ana Jorge, citada pela agência noticiosa, à margem da II Conferência Ministerial sobre Igualdade de Género dos Países da CPLP, que está a decorrer na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa.

O Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Valença fechou em finais de Março, motivando várias manifestações de protesto da população local. A alternativa agora é Monção, a 18 quilómetros, ou Viana do Castelo, a 50, mas a população de Valença diz que prefere ser assistida em Tui, que fica mesmo do outro lado do rio.

Ana Jorge disse que esta situação não veio alterar o que já acontece nas regiões transfronteiriças: «Segundo informações que obtive, o número de portugueses atendido em Tui é o habitual».

Portugueses podem ir às urgências em Espanha

Na Cimeira Ibérica de Zamora, os Governos português e espanhol assinaram um acordo transfronteiriço da área da Saúde, para que as populações dos dois países possam utilizar, indiscriminadamente, os equipamentos e serviços de um e outro lado da fronteira.

O acordo terá agora de ser regulamentado, para poder ser posto em prática.

TVi24

Sem comentários: