Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 2 de maio de 2010

Centro Pastoral de Viseu dá apoio a cerca de 400 peregrinos...


É a fé que dá forças para que centenas de quilómetros sejam percorridos a pé. Chegar a Fátima é o objectivo dos milhares de peregrinos que em Maio se dirigem até ao Santuário. Este ano, com um motivo ainda mais forte: a presença do Papa neste local de culto.

Caminham em fila indiana, com coletes reflectores e na mão têm uma cajado para ajudar a palmilhar os muitos quilómetros que têm pela frente. São muitos os peregrinos que por estes dias passam pelas estradas da região de Viseu em direcção a Fátima. Vêm, essencialmente, no norte do país, nomeadamente Vila Real e Régua. Juntam-se depois a mais peregrinos que partem de Lamego e Castro Daire. Em Viseu encontram um lugar para descansar.

Todos os anos, o secretariado Mensagem de Fátima disponibiliza equipas para, no Centro Sócio-Pastoral, darem apoio aos peregrinos.
"Este apoio é feito por meia centena de voluntários. Contamos com a ajuda da Associação Católica de Enfermeiros e temos um médico que se disponibiliza para estar em alerta sempre que seja necessário", explicou Ana Maria, presidente do Movimento Mensagem de Fátima. Disse ainda que outras instituições da cidade, como por exemplo a Cáritas, também se disponibilizam a dar o seu contributo.

Pelo Centro Pastoral passam cerca de 400 peregrinos, sendo que os dias de maior afluência verificam-se entre 4 e 8 de Maio. "Os nossos voluntários têm tarefas definidas. Oferecemos estadia, comida e cuidados primários de saúde. Há quem ajude a tratar e lavar os pés, há quem fique dedicado à cozinha e há quem faça o acolhimento. Além desta ajuda, também damos apoio espiritual", contou Ana Maria.

Se alguns peregrinos passam apenas para descansar, há também quem opte por passar a noite no Centro Pastoral. "Normalmente são cerca de uma centena", disse a presidente do Movimento, esperando, no entanto, que a peregrinação deste ano seja bastante mais elevada.
"Estamos a viver um momento importante. Esperamos que a passagem do Papa por Portugal possa trazer uma mensagem de esperança", disse.

E é também essa a esperança que leva milhares de pessoas a Fátima nos próximos dias.
"Tenho uma promessa para cumprir e já tenho esta viagem planeada há algum tempo. O facto do Papa estar presente deu-me um novo alento", contou Lurdes Guimarães, que já tem tudo preparado para domingo se fazer à estrada.

A palavra peregrino - do latim "Per Aegros" - significa "aquele que atravessa os campos". Para quem é crente, percorrer todos estes quilómetros não é visto como um sacrifício no sentido que actualmente se dá à palavra. "Sacrifício significa oferta, em latim", explica a peregrina.
O Papa Bento XVI visita Portugal entre os dias 11 e 14 de Maio, com um programa que inclui deslocações a Lisboa, Fátima e Porto.

DV

Sem comentários: