Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Dois aviões Canadair de combate aos fogos florestais chegaram esta tarde...


Dois aviões Canadair italianos de combate aos fogos florestais chegaram esta tarde a Portugal dando cumprimento ao pedido de Lisboa de ajuda dos 27, anunciou a Comissão Europeia em Bruxelas.


Onze incêndios activos, cinco por controlar


«O executivo comunitário activou o Mecanismo Comunitário de Protecção Civil para ajudar Portugal a enfrentar os principais fogos florestais» com o envio de dois aviões para combate aos incêndios florestais, provenientes de Itália, que chegaram a Portugal esta tarde, segundo um comunicado de imprensa distribuído em Bruxelas, citado pela Lusa.


Portugal solicitou assistência segunda-feira depois de vários fogos florestais no Norte e Centro do país e das previsões meteorológicas indicarem altas temperaturas e baixa humidade na maior parte do país para hoje.


«Menos de uma hora após a activação do Mecanismo, a Grécia e a Itália ofereceram aviões bombardeiros», congratulou-se Bruxelas, tendo Portugal aceite a oferta de Itália.


Os dois Canadair do tipo CL-415 deixaram a sua base italiana esta manhã e chegaram a Portugal ao princípio da tarde.


A Comissão Europeia informa que a Espanha também já se encontra a prestar auxílio a Portugal desde segunda-feira, através o Acordo Bilateral existente entre os dois países.


«Os dois Canadair CL-215 da Força de Reserva Táctica Europeia (EUFFTR) permanecem em alerta e estão disponíveis para intervir caso a situação se deteriore», acrescenta a Comissão Europeia.

Sem comentários: