Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Portugal vai debater alterações climáticas...


Representantes de 150 países, incluindo Portugal, participam na 3.ª Conferência Mundial sobre o Clima, que decorre em Genebra, na Suíça, desde hoje até sexta-feira.


Este encontro pretende ajudar os governos, através do aperfeiçoamento dos serviços de observação do clima, a adotar medidas que levem os países a adaptar-se da melhor forma às alterações climáticas e a reduzir o impacto destas mudanças.


Portugal será representado pelo presidente do Instituto de Meteorologia (IM), Adérito Serrão, e pelo secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosa.


Segundo Adérito Serrão, esta conferência vem na sequência de outras realizadas nas décadas de 70 e 90 e "ganhou agora importância e atualidade atendendo às manifestas alterações que o clima está a sofrer a nível global e que obrigam a intervenções, quer dos decisores políticos quer dos vários operadores económicos e do cidadão em geral".


Declaração de compromisso


O presidente do IM lembrou que "cada vez mais se reconhece que há uma ligação bastante provável entre a elevação das temperaturas e a ação humana", sublinhando ainda que "a temperatura média em Portugal está a subir a uma razão superior à da Europa (0.4 graus Celsius por década, desde os anos 70). Por isso, Adérito Serrão considera fundamental que venha a sair desta conferência uma declaração de compromisso para com a implementação de um quadro global de serviços de clima que passe a ser "o principal referencial para as tomadas de medidas políticas à escala global".


Em dezembro, as Nações Unidas vão decidir o sucessor do Protocolo de Quioto que expira em 2012.


O aquecimento do Planeta Terra


O aquecimento do Planeta Terra
sera a nossa culpa
sera ciclo climatico

You may select multiple answers.

Show results
Votes so far: 42
Days left to vote: 27


Sem comentários: