Um álbum com a voz do Papa figura entre os candidatos aos prémios musicais Brits, cujos vencedores serão conhecidos na noite desta quinta-feira, durante a gala que irá decorrer no Royal Albert Hall, em Londres.
Na categoria de Melhor Álbum do Ano concorre «Alma Mater», que junta as reflexões marianas do Papa Bento XVI com os cantos gregorianos e as composições clássicas.
Interpretado pela Academia Filarmónica de Roma, o álbum foi composto por um católico, o italiano Stefano Mainetti, um agnóstico, o britânico Simon Boxwell, e um muçulmano, o marroquino Nour Eddine, uma colaboração que traduz a intenção dos criadores em estabelecer um ponto de encontro das diversas opções religiosas.
A gala contará com actuações em directo de alguns dos candidatos, como a soprano romena Angela Gheorghiu, o barítono galês Bryn Terfel, o tenor mexicano Rolando Villazón e a soprano neozelandesa Kiri Te Kanawa, que se mantém em actividade apesar dos seus 66 anos de idade e que receberá um prémio pela carreira.
Gheorghiu, que está a gravar um álbum de árias populares intitulado «Angela», está nomeada para a categoria de Melhor Artista do Ano, juntamente com outra famosa soprano, a russa Anna Netrebko, além da directora de orquestra e violinista norte-americana Marin Allsop.
Na categoria de Melhor Artista Masculino do Ano estão o maestro e pianista britânico Antonio Pappano, o barítono galês Bryn Terfel e o maestro russo Vasily Petrenko.
Para a categoria de Melhor Compositor, os nomeados são Howard Goodall, que arrecadou o prémio no ano passado, o pianista e compositor italiano Ludovico Einaudi e o compositor, pianista e maestro britânico Thomas Adès.
TVi24
Sem comentários:
Enviar um comentário