Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Incêndio deflagrou em laboratório de química

Um incêndio deflagrou às 10:28 de terca no laboratório de química do Colégio Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, na rua dos Jerónimos, disse à Lusa o comandante do regimento sapadores de Lisboa.

"O incêndio é grande. As informações que temos é que a cobertura do edifício está toda tomada", adiantou à Lusa outra fonte dos Sapadores Bombeiros, acrescentando que foram enviadas para o local 10 viaturas e cerca de 32 elementos.

Entretanto, o assessor da Casa Pia de Lisboa, João Louro, informou que "o colégio já foi evacuado" e que os "bombeiros estão a tentar controlar a situação".

Fonte dos Sapadores, por sua vez, afirmou não existir ainda informações sobre a existência de feridos.

Devido ao facto do sinistro estar a decorrer num laboratório de química, pertença do Colégio Pina Manique e localizado em plena zona dos Jerónimos, em Belém, foi também enviado para o local do sinistro uma viatura de controlo ambiental.

De acordo com o comandante dos Sapadores Bombeiros, Joaquim Leitão, a origem do fogo esteve num curto circuito no ginásio do centro de educação e desenvolvimento Pina Manique da Casa Pia de Lisboa, que destruiu completamente as instalações, junto ao laboratório de química, onde, inicialmente, se supunha ter tido início o fogo.

Fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) disse à Lusa que duas alunas tiveram de ser assistidas no local, pelos Sapadores Bombeiros, devido à inalação de fumos, mas sem necessidade de serem transportadas a uma unidade hospitalar.

Assim que foi dado o alerta foram retiradas cerca de mil pessoas das instalações e em 15 minutos o edifício ficou vazio, disse à Lusa a presidente do conselho diretivo da Casa Pia de Lisboa, Maria Joaquina Madeira.

"Assim que nos apercebemos do incêndio demos ordem imediata para que toda a gente saísse do edifício", referiu.

"Felizmente que estávamos no intervalo. Não houve feridos nem outros danos, exceto as instalações desportivas", disse.

Vários estudantes ouvidos pela Lusa contaram que ao verem as chamas e o fumo fugiram para a rua.

O regimento de Sapadores Bombeiros, a Protecção Civil e a PSP chegaram de imediato para combater as chamas, isolar o perímetro e coordenar as pessoas que saíam do interior das instalações.

No local vê-se ainda uma densa e forte nuvem de fumo, com um cheiro intenso a borracha queimada.

A circulação rodoviária continua isolada desde o Mosteiro dos Jerónimos até ao campo do Belenenses

DN


Sem comentários: