Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 15 de maio de 2010

A espécie humana pode desaparecer em três séculos

Os netos dos nossos netos podem já não poder viver no planeta Terra.

Um estudo das universidades de New South Wales, na Austrália, e de Purdue, nos Estados Unidos, acende todos os sinais vermelhos que obriguem a tomar medidas sérias e rápidas agora, antes que seja tarde de mais. E porquê? O aquecimento global pode deixar até metade do planeta inabitável nos próximos três séculos.

«Descobrimos que um aquecimento médio de 7ºC levaria algumas regiões a ultrapassar o limite do termômetro húmido, ou seja, o equivalente à sensação do vento sobre a pele molhada. E um aquecimento médio de 12ºC deixaria metade da população mundial num ambiente inabitável», sintetisa o professor Peter Huber, da universidade de Purdue, à BBC.

Visto um pouco mais à lupa, quer dizer que um aquecimento médio de 12ºC equivale a aumentos de até 35ºC no termômetro húmido nas regiões mais quentes do planeta. Ora,nos dias de hoje, segundo o estudo, as temperaturas mais altas nesta medida nunca ultrapassam os 30ºC. A partir de 35ºC no termômetro húmido, o corpo humano só suportaria algumas horas antes de entrar em hipertermia , isto é, sobre-aquecimento.

Embora seja improvável que isso aconteça ainda neste século, é possível que já no próximo, várias regiões estejam sob calor insuportável para humanos e outros mamíferos.

Alarmista chamar-lhe-ão os mais cépticos. O professor compara os resultados do estudo a uma roleta russa: «Às vezes o risco é alto de mais, mesmo se existe apenas uma pequena hipótese de perder». A verdade é que já há mortes provocadas pelo calor em certas regiões.

O alerta fica dado no estudo que vem publicado na última edição da revista especializada «Proceedings of the National Academy of Sciences» link  externo.

TVi24

Sem comentários: