Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Crianças na Assembleia Municipal para discutir inclusão social


A promoção da inclusão foi o tema escolhido para a edição deste ano da Assembleia Municipal Infantil, que reuniu no Solar dos Peixotos, com vista à apresentação de várias propostas que visam combater a exclusão social.
Cinco anos depois de ter sido criada a iniciativa, a organização - a Assembleia Municipal de Viseu (AMV), a Câmara de Viseu e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens, além da Federação Regional das Associações de Pais de Viseu - conseguiu "o pleno", como explicou no início da sessão de ontem o presidente da AMV, Almeida Henriques, isto é, todos os agrupamentos escolares do concelho estiveram representados.
A Comissão Europeia designou 2010 como o "Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social" e por essa razão, os mais de 120 jovens 'deputados' deram a conhecer projectos que visam promover a inclusão.
Pedro Ribeiro, da Escola do Viso, por exemplo, propôs a realização de encontros periódicos entre crianças e idosos numa tentativa de partilha de saberes entre duas gerações.
Uma ideia muito parecida tiveram os alunos da Nuclisol Jean Piaget depois de terem visitado um lar de terceira idade na localidade de Bigas, na freguesia de Lordosa, propondo fins-de-semana familiares.
Os colegas de Vil de Soito chamaram a atenção do vice-presidente da Câmara Municipal de Viseu, Américo Nunes, que representou a autarquia na Assembleia, para o facto de, por vezes, o alargamento do horários dos autocarros já combater a exclusão, nomeadamente daqueles que não têm outros meios de transporte à sua disposição.

Objectivos
A Assembleia Municipal Infantil tem como objectivos fomentar a interacção escola-comunidade, reconhecer o direito fundamental das pessoas em situação de pobreza e exclusão social a viver com dignidade e a participar activamente na sociedade, favorecer a compreensão do mundo que nos rodeia, aprender a participar num debate, promover actividades voluntárias e em projectos colectivos.

DV

Sem comentários: