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Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Inauguração de estrada regional concretiza sonho com 150 anos


Os responsáveis das câmaras municipais de Carregal do Sal e Tondela concretizaram ontem uma reivindicação com mais de um século e meio. Mais de 150 anos depoisde as populações dos dois concelhos se terem manifestado pela primeira vez a favor de uma ligação entre os municípios a estrada foi finalmente inaugurada

O secretário de Estado Adjunto, das Obras Públicas e das Comunicações, Paulo Campos, deslocou-se, na passada sexta-feira, ao concelho de Carregal do Sal, para inaugurar oficialmente a Estrada Regional n.º 230 (ER230), que liga aquele município ao de Tondela, passando por Santa Comba Dão.
A via, que custou quase 10 milhões de euros e tem 11 quilómetros de extensão, era uma ambição antiga, com mais de 150 anos, de ambas as autarquias e, embora já tenha sido aberta ao trânsito em finais de Novembro do ano passado, só agora teve direito a uma cerimónia oficial com o descerramento de placas em ambos os concelhos.
O presidente da autarquia carregalense, Atílio dos Santos Nunes, lembrou o grande esforço feito pelos autarcas para que a estrada se tornasse finalmente uma realidade, revelando que foram muitos os telefonemas feitos para o secretário de Estado até finalmente haver trabalhos no terreno. O que foi confirmado pelo governante que admitiu não ter atendido todas as chamadas devido ao seu elevado número.
O autarca mostrou-se emocionado e lembrou que em causa não estava apenas uma estrada, mas sim a ligação entre dois povos, o que também justificou o lançamento de um livro sobre as estórias à volta desta estrada, da autoria de Hermínio Cunha Marques.
Paulo Campos aproveitou a apresnetação da obra para lançar o desafio de os autarcas enviarem o livro àqueles que estão contra os investimentos e as obras públicas, nomeadamente, os partidos da oposição.

Auto-estrada para Coimbra e IC12
Questionado pelos jornalistas sobre a concessão das Auto-estradas do Centro, que inclui a ligação entre Viseu e Coimbra e ainda o prolongamento do IC12, desde Canas de Senhorim até Mangualde, o secretário de Estado lembrou aquilo que já tinha sido dito pelo ministro das Obras Públicas, nomeadamente, de que a reavaliação do processo não coloca em causa a auto-estrada para Coimbra.
"A decisão é prosseguir com a concessão, no entanto, avaliando os diferentes itinerários previstos e com uma determinação que a de que a ligação Viseu - Coimbra é para construir", adiantou. Quanto à necessidade de eventualmente lançar um novo concurso, Paulo Campos explicou que o Governo está perante uma "matéria complexa" que terá de ser estudada.
Sobre a calendarização da obra, referiu que tudo depende da avaliação jurídica do concurso já realizado, isto é, se não for preciso um novo concurso, o processo deverá conhecer avanços ainda este ano, caso contrário sofrerá atrasos.
Sobre o IC12, o governante disse que se trata de um itinerário considerado "fundamental, não apenas para a região como para o país", por atravessar um conjunto de municípios onde funciona um elevado número de empresas, o que significa que existe um elevado tráfego de pesados que aquela via iria "aliviar". "A nossa ambição é construir o IC12, mas tal como as restantes vias da concessão está a ser reavaliado e vamos fazer os esforços necessários para que seja uma realidade. Mas não podemos dar a garantia em absoluto, porque se trata de um trabalho ainda em curso", concluiu.

"Manobra de diversão"
Ainda sobre o IC12, as comissões políticas do PSD de Mangualde, Nelas e Santa Comba Dão reagiram, em comunicado, à conferência de imprensa das concelhias do PS sobre o IC12, na qual foi exigido ao PSD uma tomada de posição sobre o assunto, considerando-a "uma ridícula manobra de diversão".
No documento, as comissões políticas lembram que "a opção da criação da grande concessão das Auto-Estradas do Centro e do concurso público "por atacado" é da exclusiva responsabilidade do Governo socialista e de José Sócrates, que em 2005, revogou a decisão da construção do troço de 22 kms do IC12 em perfil de auto-estrada sem cobrança de portagens, tomada pelo Governo PSD/PP".

Carlos Marta não gostou do desafio
lançado pelo secretário de Estado

Quem não gostou do desafio lançado pelo secretário de Estado, de mandar o livro sobre a ER230 aos líderes da oposição que estão contra os investimentos do Governo, foi o presidente da Câmara de Tondela.
"Não gostei particularmente da intervenção, achei que foi fora do tempo e, mais do que isso, o desafio que faço ao secretário de Estado é levar o livro que aqui foi apresentado ao dr. Vítor Constâncio, seguramente que irá ser um bom contributo para que mude mais uma vez de opinião", referiu Carlos Marta, criticando a falta de uma política por parte do Governo para a região.
"Tudo aquilo que andam a prometer a seis anos está por concretizar. Mais uma vez veio falar nas obras públicas. A Auto-estrada Viseu-Coimbra foi lançada há cinco anos em três sessões públicas e era bom que essas concessões tivessem sido lançadas, porque assim não teríamos agora os problemas que temos em mão, nomeadamente, um problema financeiro grave, a derrapagem das contas públicas e a dificuldade em arranjar crédito para realizar estes investimentos", sublinhou.
"O desafio lançado deveria ser devolvido ao secretário de Estado e aos restantes membros do Governo", concluiu.

Números

11 - A ER230 tem um comprimento de 11 quilómetros


9,6 - O investimento foi de 9,6 milhões de euros


60 - A nova ligação permite aos condutores reduzirem em cerca de 60 por cento o tempo de percurso entre Carregal do Sal e Tondela


2009 - A ER230 abriu à circulação rodoviária em Novembro de 2009, mas só meio ano depois foi oficialmente inaugurada

3 - A ER230 atravessa três concelhos, nomeadamente, Carregal do Sal, Santa Comba Dão e Tondela

DV

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