Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Egípcios querem proibir "As mil e uma noites"

Egípcios querem proibir "As mil e uma noites"

Um grupo de egípcios modernos quer proibir o livro "As mil e uma noites" por entender que atenta contra a decência e instiga ao pecado, o que causou espanto a intelectuais e defensores da liberdade de expressão.

"Surpreenderam-me as frases ofensivas que o livro contém", disse Ayman Abdul Hakim, porta-voz do grupo de advogados que apresentaram uma queixa ao procurador-geral do Egito em que pedem a proibição total da célebre compilação de contos árabes reeditada recentemente no país.

Estas histórias, entrelaçadas pelas mil e uma noites que Sherezade passa com o sultão Sharayar, são as últimas vítimas da lei de "hisba", um antigo regulamento islâmico que permite a qualquer pessoa acusar outra se considerar que os seus atos podem ser perniciosos para a sociedade.

Neste caso, os acusados são os responsáveis pela reedição de "As mil e uma noites" (Alfe Leila wa Leila, em árabe), cuja primeira publicação moderna ocorreu no Cairo em 1835.

"Isto é muito perigoso para a liberdade de expressão no Egito e pode espalhar o medo entre escritores e editores", considera o diretor da Rede Árabe para a Informação sobre os Direitos Humanos, Gamal Eid.

O livro, segundo Gamal Eid, já foi confiscado pelas autoridades egípcias na década de 1980 mas um tribunal decidiu finalmente permitir a sua publicação. "Quem pretenda proibir este livro é um doente e um estúpido", acrescenta.

Para a professora de Literatura e Civilização Árabe da Universidade Americana do Cairo Monan Mijail, a possibilidade de censurar "uma obra-prima da literatura islâmica e árabe" evidencia o "retrocesso" de uma sociedade que "alimenta o fanatismo".

"Sinto muito ao dizê-lo, mas o Egito atravessa uma crise no que respeita à liberdade de expressão e a razão é que o Governo não defende a cultura e não protege os intelectuais e jornalistas", acrescenta Gamal Eid.

Num país com quase 17 milhões de analfabetos, Mijail aponta que "milhões de egípcios leram a obra de alguma forma, quer através de histórias infantis quer de radionovelas".

"O Governo poderia modificar a lei e impor uma multa a quem aviva estas questões e promove retrocessos na liberdade de expressão", sublinha, por seu lado, Gamal Eid.

A história começa quando Sherezade, filha do vizir, urde um plano para evitar que o sultão Sharayar mate uma das suas mulheres em cada noite.

Uma das mulheres do sultão fora-lhe infiel e ele considera que todas o serão, pelo que decide matá-las.

Para acabar com esta sangrenta decisão, Sherezade oferece-se como esposa do sultão e consegue seduzi-lo contando-lhe um conto cada noite, que é interrompido de manhã com a promessa de continuar na noite seguinte.

Mil e uma noites depois, o sultão indulta-a e vive feliz com ela.

DN

Sem comentários: