Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 9 de maio de 2010

Bonobos dizem 'não' com a cabeça

Bonobos dizem 'não' com a cabeça

Investigadores registaram pela primeira vez situações em que estes primatas pareciam fazer gesto de negativa

Aconteceu no Zoo de Leipzig, na Alemanha. Luiza, uma cria de bonobo (Pan paniscus), uma espécie prima do chimpanzé (Pan troglodytes), decidiu brincar com a comida: um pedaço de alho-porro. Mas a mãe, Ulindi, não gostou e tentou que Luiza parasse. Só que ela não parou. Então Ulindi abanou a cabeça, como se estivesse a dizer que não, e pôs fim à graça.

A situação foi filmada por uma equipa de primatólogos alemães, no âmbito de um estudo sobre a comunicação dos grandes símios e foi apenas uma das que a equipa registou, em que estes animais abanavam a cabeça de um lado para o outro, como se estivessem a dizer que não.

O estudo, que pela primeira vez levanta esta hipótese, embora de forma prudente, foi publicado na revista Primates. Significativamente, o título é uma pergunta: Do bonobos say NO by shaking their head? (Os bonobos dizem NÃO quando abanam a cabeça?)

Durante a investigação, desenvolvida por Christel Schneider e Josep Call, do Instituto Max Planck, e Katja Liebal, da Universidade Livre de Berlim, os investigadores registaram os comportamentos e a gestualidade dos bonobos, chimpanzés, gorilas e orangotangos em seis jardins zoológicos europeus. Em 13 momentos diferentes, a equipa observou quatro bonobos a abanar a cabeça da mesma forma, como se quisessem transmitir uma negativa.

"Em bonobos, as nossas observações são as primeiras do género", explicou Christel Schneider, citada pela BBC News.

Era conhecido que os grandes símios, como os que foram englobados neste estudo, fazem gestos com a cabeça para comunicar com os das suas espécies. Abanam a cabeça para cima e para baixo e de um lado para outro, ou baixam--na. E nos bonobos já se tinha observado este gesto de abanar a cabeça, com a intenção de iniciar uma interacção, como uma brincadeira, por exemplo.

Esta foi, no entanto, a primeira vez que se observou aquele gesto associado a uma potencial intenção de negativa neste primata, que os investigadores dizem dispor de uma variedade de gestos mais ampla do que os chimpanzés. No seu estudo, os investigadores colocam a hipótese de os bonobos terem desenvolvido essa gestualidade mais sofisticada no contexto da sua sociabilidade, que é também mais complexa e menos hierarquizada, para prevenir conflitos.

DN

Sem comentários: