Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Assalto a ourivesaria rende 100 mil euros


Uma ourivesaria localizada na Rua Direita, em pleno Centro Histórico de Viseu, foi na Quinta-Feira assaltada. Os ladrões levaram inúmeras peças de ouro - fios, brincos, anéis e pulseiras, entre outras - que se encontravam guardadas num cofre situado nas traseiras do estabelecimento comercial, onde também funcionava uma pequena oficina.
Os assaltantes entraram pelo 1.º andar do prédio, que se encontra abandonado, fazendo um buraco no chão em madeira para o rés-do-chão, onde funciona a loja. De seguida, terão usado uma rebarbadora para arrombar um cofre de grandes dimensões com mais de um metro de altura, onde os proprietários da ourivesaria tinham guardada a maioria das peças de ouro, que, de dia, se encontra em exposição nas montras.
Não satisfeitos com a elevada quantidade de ouro encontrada, levaram também alguns tabuleiros de apresentação com brincos e outras peças de menor valor, arrombando para tal as montras.
Embora tenham entrado no prédio devoluto através das traseiras, a saída foi feita pela porta da frente que dá para a Rua Direita, arrombando para tal o canhão da porta principal do edifício, onde já só funciona a ourivesaria, depois de os outros inquilinos terem saído ao longo dos últimos anos.
O prejuízo foi de cerca de 100 mil euros.

À terceira tentativa
foi de vez
O proprietário da ourivesaria explicou ao Diário de Viseu que o estabelecimento já tinha sido alvo de tentativa de assalto por duas vezes. "Da primeira vez tentaram arrombar a parede através da entrada ao lado, mas depararam-se com um bloco enorme de granito e desistiram. Da segunda vez, também tentaram aceder à loja através do apartamento do 1.º andar, mas fugiram antes de conseguirem abrir o buraco no soalho", contou.
À terceira foi de vez, com os ladrões a escolherem um local exactamente por cima do cofre, o que mostra que sabiam perfeitamente o que estavam a fazer e que poderá ter havido algum trabalho prévio para estudar o alvo.

Ligação a outros assaltos
A PSP está a investigar a possibilidade de este assalto estar ligado a outros casos ocorridos em Viseu, nomeadamente a um assalto registado na mesma madrugada na loja Euroescudo na Avenida Capitão Silva Pereira, de onde os ladrões levaram ferramentas e máquinas no valor de três mil euros, além de algum dinheiro.
As autoridades também não colocam de parte a hipótese de o assalto à ourivesaria estar ligado a uma tentativa de assalto registada há cerca de dois meses na Avenida Alberto Sampaio, tendo em conta que, tal como o nosso Jornal noticiou na altura, nesse caso também fizeram um buraco para entrar na ourivesaria. Na altura, os ladrões foram capturados pela PSP, mas poderá haver mais elementos do mesmo grupo ainda à solta.

DV

Sem comentários: