Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 31 de maio de 2010

Ruas pede celeridade ao Tribunal de Contas na análise do recurso do Parque Aquilino Ribeiro

O presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, quer que a decisão do Tribunal de Contas quanto ao contrato da empreitada de renovação do Parque Aquilino Ribeiro seja reapreciada.

A autarquia interpôs recurso a 10 de Dezembro e aguarda ainda resposta. As obras estão paradas, apesar da conclusão da empreitada estar prevista para 5 de Maio.

Fernando Ruas referiu que, apesar de saber que "a legislação diz que nos recursos não há prazos", decidiu telefonar ao presidente do Tribunal de Contas a pedir rapidez na decisão, mesmo que esta venha a ser a manutenção da recusa do visto.

"Tenho a convicção de que [a suspensão das obras] está a incomodar muita gente. Nunca me atreveria a incomodar o presidente do Tribunal de Contas se não fosse um aspecto tão sensível", justificou, em declarações aos jornalistas.

O autarca lembrou que se trata de "um parque urbano de grande utilidade no Verão", situado no "coração" da cidade.

A Câmara remeteu o contrato ao Tribunal de Contas, a 10 de Julho de 2009, tendo o visto sido recusado depois de três pedidos de esclarecimento, em Agosto, Outubro e Novembro.

Para Fernando Ruas, a decisão de manter a recusa do visto é preferível ao impasse, uma vez que permitirá acertar as contas com o empreiteiro e abrir um novo concurso.

O autarca explicou que o empreiteiro até poderia continuar com os trabalhos, só que o município não lhe pode pagar sem ter o visto.

"Não há nenhum empreiteiro nas condições actuais que aguente suportar uma obra daquelas, a gastar o seu dinheiro, sem ter a certeza de que vão entrando autos de medição", sustentou.

O município celebrou um contrato com a empresa Oliveiras SA - Engenharia e Construção por 1469845 euros (mais IVA), estando já executados 68834 euros.

Há dois meses, o deputado do CDS-PP Hélder Amaral apresentou um requerimento na Assembleia da República em que pedia esclarecimentos à Câmara de Viseu sobre o processo, questionando-a sobre as medidas que pretendia tomar para corrigir a situação.

Fernando Ruas, autarca do PSD, anunciou ter já respondido à Assembleia da República, dando os esclarecimentos pedidos mas perguntando aos deputados que "medidas pensam tomar para corrigir a situação".

De acordo com o autarca, a Câmara não tem capacidade de alterar a legislação para que haja uma data limite para resposta ao recurso.

Nove empresas apresentaram propostas para a qualificação do Parque Aquilino Ribeiro. A escolha da Oliveiras SA foi feita por um júri, mediante uma avaliação técnica, sem qualquer interferência "do presidente da câmara ou de alguém da administração", assegura Fernando Ruas.nando Ruas.

JN

Sem comentários: