Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 24 de abril de 2010

"Terra está à beira do cataclismo"...

"Terra está à  beira do cataclismo"

Consumo e produção de resíduos 70% acima da capacidade do planeta pode originar um cataclismo, lembra a Quercus, no Dia Mundial da Terra.

Quatro décadas após o início da celebração do Dia da Terra faz-se ainda muito pouco por respeitar os limites da sustentabilidade do Planeta, lamentam os ambientalistas.

Os dados mais recentes apontam para que a civilização humana esteja "prestes a causar um cataclismo de magnitude planetária, de que as alterações climáticas são apenas um dos sintomas", refere a associação ambientalista Quercus.

Actualmente, a produção e consumo a nível global excede em 40% a capacidade de carga do planeta, pelo que seriam necessários 1,4 planetas para suprir as necessidades da população mundial, que ronda os sete mil milhões de pessoas.

Mais de três quartos da população não consegue produzir dentro das suas fronteiras os recursos que consome, nem desfazer-se dos resíduos que produz.

"Este desrespeito pelos limites do planeta Terra acontece quando apenas mil milhões de pessoas têm uma vida abastada, mil a dois mil milhões vivem em economias de transição e cerca de três a quatro mil milhões sobrevivem com apenas alguns euros por dia", sublinha, ainda, a associação.

JN

Sem comentários: