Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Milhares de estudantes e familiares ruidosos na bênção das pastas...

Milhares de estudantes dos três estabelecimentos de ensino superior
de Viseu, além de familiares e amigos, encheram no domingo à tarde,
a Sé, além de todo o Adro, para participar na bênção das pastas, cerimónia
que marcou o arranque da Semana Académica

A Semana Académica 2010 arrancou ontem com a realização da cerimónia da bênção das pastas dos finalistas.
A chuva que se fez sentir durante quase toda a manhã e início da tarde levou a que a eucaristia, presidida pelo bispo de Viseu se realizasse na Sé e não no Adro, como é habitual, obrigando a separar os estudantes dos seus familiares e amigos que tiveram de assistir no exterior à cerimónia. Curiosamente, a chuva deu tréguas durante a bênção e os guarda-chuvas que se abriram tiveram como "missão" proteger do calor dos raios de sol.
No interior da Sé, o bispo de Viseu desejou a todos os finalistas que a sociedade lhes dê as oportunidades que merecem, lembrando que num mundo em que os valores se inverteram e a prioridade é dada à cobiça e ao lucro, o objectivo de cada um dos jovens que agora se lançam no mercado do trabalho deve ser o de perseguir as causas do verdadeiro desenvolvimento integral da sociedade e das pessoas. "O mundo precisa de ser muito melhor e deve sê-
-lo, com o contributo de cada um", referiu.
D. Ilídio Leandro sublinhou ainda que "a base do verdadeiro sucesso está no amor que se coloca em tudo o que se faz e na alegria que se dá aos outros".
Telemóveis, conversas
e garrafas de vinho
No entanto, o bispo de Viseu também foi obrigado a falar na falta de educação de muitos dos presentes, já que, apesar de insistentes pedidos de silêncio, para que a cerimónia se realizasse de forma ordeira, como se exige de uma eucaristia, muitos estudantes preferiram pôr a conversa em dia, com os colegas do lado ou com os familiares no exterior através do telemóvel.
O barulho chegou a ser quase ensurdecedor e os pedidos, tanto por parte de D. Ilídio Leandro, como por parte de vários sacerdotes presentes surtiram poucos efeitos. O bispo lembrou que os jovens estavam ali por vontade própria e não por obrigação.
Os estudantes em causa preferiam continuar as suas conversas e fazer poses para os fotógrafos a meio da eucaristia, mas pelo menos as garrafas de litro e meio de vinho - mais ou menos escondidas debaixo das capas - não foram abertas durante a cerimónia.

DV

Sem comentários: