Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Debate produz subidade liberais nas sondagens...

Debate produz subidade liberais nas sondagens

Os lib-dem subiram três pontos esta semana, após o seu líder, Nick Clegg, ter ganho o primeiro debate televisivo eleitoral

O apelo do candidato do Partido Liberal Democrata (lib-dem) contra o bipartidarismo no Reino Unido parece ter registado algum efeito no eleitorado. Nick Clegg foi o vencedor do debate televisivo eleitoral de quinta-feira (uma estreia em eleições britânicas) e o seu partido aproveitou para obter uma importante subida nas sondagens nacionais, à custa dos trabalhistas no poder.

Referindo-se aos dois adversários de debate (David Cameron e Gordon Brown) como representantes dos "velhos partidos", expressão que usou várias vezes, Clegg atacou os trabalhistas e os conservadores, mostrando-se confiante e descontraído.

Ontem, foram publicadas as primeiras sondagens após o debate e verifica-se a subida dos lib- -dem para 24% das intenções de voto, contra 21% no início da semana. Os trabalhistas de Brown caíram um ponto, para 28%, e os conservadores de Cameron resistem nos 35%, mantendo-se portanto como favoritos nestas legislativas. O debate parece ter conquistado indecisos.

Dada a natureza do sistema eleitoral britânico, de círculos uninominais em que ganha quem tiver mais votos, a vitória pode sorrir aos conservadores, mas a subida dos lib-dem, a manter-se, levará a um possível parlamento indefinido, sem maioria para qualquer dos três partidos parlamentares. Se os conservadores ganhassem nessas condições, era provável um entendimento parlamentar entre Cameron e Clegg.

O primeiro debate televisivo eleitoral do Reino Unido foi marcado pela retórica e pela cortesia entre os candidatos. Esta estreia na televisão provocou enorme interesse na opinião pública britânica. Antes das eleições de 6 de Maio estão previstos mais dois debates entre os líderes.

Durante o programa de hora e meia, anteontem, Clegg sublinhou a ideia de ser necessário romper com a lógica do bipartidarismo. Cameron pediu desculpa pelo escândalo das despesas parlamentares e atacou as políticas do Governo, nomeadamente a subida de impostos no âmbito do combate à crise. Gordon Brown defendeu o seu Executivo e criticou os planos dos conservadores de cortar na despesa pública, o que a seu ver provocaria uma nova queda económica, a temida dupla recessão.

O primeiro debate não abordou questões europeias, onde as diferenças entre os candidatos serão maiores e porventura decisivas. Agora, os lib-dem surgem em melhor posição para disputar as eleições. Este partido resulta da fusão, em 1988, entre o Partido Liberal e o Partido Social Democrata.

Os liberais são uma formação histórica no Reino Unido. Dominaram o Parlamento em meados do século XIX e elegeram numerosos chefes de Governo. No entanto, estão fora do poder desde 1922. Têm actualmente 63 dos 646 deputados. Os candidatos liberais usam a cor amarela.

Nick Clegg, o actual líder do terceiro partido, tem 43 anos e um currículo invejável: estudou Antropologia em Cambridge e concluiu os estudos na Universidade de Minnesota, nos EUA, e no Colégio da Europa, em Bruges.

É casado com uma espanhola, tem três filhos e fala cinco línguas, incluindo espanhol e alemão. Uma curiosidade: a sua avó paterna era uma aristocrata russa que fugiu do seu país em 1917 e a mãe de Clegg tem origem holandesa, tendo sido internada num campo de prisioneiros de guerra japonês, quando tinha apenas 12 anos.

DN

Sem comentários: