Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 24 de abril de 2010

Praia do Furadouro perdeu 150 metros de areal num ano...

A praia norte do Furadouro, em Ovar, perdeu num ano cerca de 150 metros de areal, o que a autarquia atribui a uma mudança na direcção das correntes e um especialista na matéria diz dever-se sobretudo a 10 anos de erros urbanísticos, noticia a Lusa.

A largura da praia vem diminuindo desde 2006, quando a zona exibia 150 metros de areia entre a marginal e a rebentação das ondas, mas a quase totalidade dessa extensão desapareceu neste inverno e esta semana o areal tinha apenas dois a três metros nas áreas mais estreitas e 20 a 30 nas mais largas.

Para Manuel Alves de Oliveira, presidente da Câmara de Ovar, «este é o caso mais premente do município e tem origem na alteração do sentido das correntes, o que já provocou estragos nos muros da marginal».

Para Veloso Gomes, que coordena a parceria entre a Faculdade de Engenharia do Porto e o Instituto da Água (INAG), «não vale a pena estar com desculpas - a situação grave que se está agora a viver deve-se a 10 anos de erros acumulados em termos de urbanismo».

Intervenção em 2009

Manuel Alves de Oliveira afirma que «o excepcional nesta situação é que a praia do Furadouro sempre teve muito areal». Quando as correntes vinham de Norte, «o mar acumulava sempre areia entre o esporão e a marginal; agora, que passaram a ser de Sudoeste, o mar vem de Sul e leva a areia toda».

O autarca garante que a zona foi intervencionada em 2009 e que, «se não fosse por essas obras, este ano tinha sido uma tragédia», mas reconhece também que, «por causa da alteração nas correntes, esses trabalhos acabaram por revelar-se insuficientes».

Veloso Gomes defende que «não é por acaso que este problema tanto se tem verificado na Madeira e no Algarve». Como os temporais de Inverno «vieram de Sul e Sudoeste, áreas da costa oeste que foram estáveis durante anos viram agora a sua situação inverter-se».

Veloso Gomes realça, contudo, que acima do esporão norte do Furadouro, junto à marginal edificada da praia, «não se desenrolaram trabalhos de reabilitação dos esporões e defesas aderentes».

«Só se recuperou uma defesa que tinha mais de 10 anos» e cuja construção inicial já foi desajustada, porque a marginal foi criada em 1996 sem uma estrutura longitudinal de reforço e o murete que remata a obra também ficou «sem fundação adequada».

Intervenções posteriores «remediaram a situação», mas, para Veloso Gomes, o aparecimento de novas construções urbanas - que desrespeitam as orientações do ordenamento costeiro, mas têm o aval dos tribunais - «só fazem adiar o problema».

Prioridade

Manuel Alves de Oliveira admite que «tudo tem que ser refeito de forma a garantir a segurança das pessoas» e aguarda a aprovação de uma nova candidatura do INAG e da Administração da Região Hidrográfica do Centro ao Programa Operacional de Valorização do Território.

Para Veloso Gomes, a prioridade é recuperar o areal de forma natural ou artificial: «Se isso não acontecer, vamos ter uma situação muito grave, porque as estruturas de defesa da costa também precisam de areia, já que estão assentes sobre ela».

A médio e longo prazo, o objectivo é mais abrangente: «Temos que decidir o futuro da costa. As coisas estão sempre a piorar e estes são casos muito difíceis, mas ainda não esgotámos todas as soluções».

TVi24

Sem comentários: