Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 3 de março de 2010

Terceiro dia de buscas de vítimas do mau tempo em França...

Terceiro dia de buscas de vítimas do mau tempo em França
Uma imagem aérea das cheias que afectaram a costa atlântica entre La Rochelle and L'Aiguillon-sur-Mer, no Oeste de França

As equipas de socorro continuaram na terça-feira, pelo terceiro dia, a procurar vítimas da tempestade Xynthia, que no domingo provocou 51 mortos e oito desaparecidos no sudoeste de França e desencadeou um debate sobre o ordenamento do litoral.

Os ministros franceses da Economia, do Orçamento e do Interior assinaram na segunda feira um decreto que coloca sob o estatuto de catástrofe natural os quatro departamentos mais afectados pela tempestade: Charente-Maritime, Vendée, Deux-Sèvres e Vienne.

O município de Vendée, em Aiguillon-sur-Mer, Vendée, foi o mais atingido, com 25 mortos provocados pela rotura de um dique de protecção na orla marítima. Doze pessoas morreram no departamento de Charente-Maritime, o segundo mais tocado pelo desastre.

O "balanço horrível" de um desastre considerado "uma catástrofe nacional" pelo Presidente da República francês, Nicolas Sarkozy, desencadeou um debate sobre as regras de construção no litoral e sobre as condições dos diques na orla marítima e no resto do país.

"Não podemos transigir com a segurança", avisou Nicolas Sarkozy numa primeira visita, na segunda feira, às zonas mais sinistradas em torno da cidade de La Rochelle. O Presidente anunciou a abertura de um inquérito sobre as consequências da tempestade que "terá respostas dentro de 10 dias".

Em paralelo com os esforços para encontrar vítimas, equipas técnicas prosseguem hoje a recuperação da rede eléctrica de abastecimento a cerca de meio milhão de clientes da companhia EDF.

A tempestade Xynthia atingiu também fortemente a cultura de ostras, uma das principais actividades do litoral sudoeste de França. A pesca nos estuários da região continua suspensa, por receios de contaminação bacteriológica ligada a águas residuais.

Jornal de Noticias

Sem comentários: