Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 1 de março de 2010

Espanha anuncia detenção do actual líder da ETA ...

O "chefe militar" e número um da organização armada basca ETA, Ibon Gogeascoechea, foi detido hoje de manhã na Baixa-Normandia, no noroeste de França, anunciou o ministério espanhol do Interior em comunicado. Segundo a tutela, Ibon Gogeascoechea Arronategui, de 54 anos, era actualmente "o mais alto responsável" do movimento grupo independentista, pelo que se trata de uma operação "muito significativa", depois das detenções do antigo chefe Garikoitz Aspiazu, em Novembro de 2008, e dos seus sucessores, Aitzol Iriondo e Jurdan Martitegui (em Dezembro de 2008 e Abril de 2009, respectivamente).
Segundo as autoridades espanholas Ibon Gogeascoechea Arronategui, de 54 anos, era actualmente "o mais alto responsável" do grupo independentista Segundo as autoridades espanholas Ibon Gogeascoechea Arronategui, de 54 anos, era actualmente "o mais alto responsável" do grupo independentista (DR)

Dois outros homens foram detidos hoje na aldeia de Cahan, em Orne. Um deles, Beinat Aguinalde Ugartemendia, de 26 anos, é o presumível autor dos assassinatos de Isaías Carrasco, socialista baleado alguns dias antes das legislativas de 2008, e Ignacio Uria Mendizabal, empresário também morto a tiro nesse ano.

O outro, Gregório Jimenez Morales, de 55 anos, fazia parte de uma unidade responsável por "transportar material" para a realização de atentados, inclusive contra o antigo chefe do Governo espanhol, José Maria Aznar, em 2001.

No âmbito das detenções, a polícia francesa e a Guarda Civil espanhola, que actuaram em conjunto, apreenderam um veículo, três armas, documentos e material informático.

Segundo a edição online do diário El Mundo, os três homens foram interceptados numa casa de uma zona rural onde Aguinagalde e Jiménez estavam alojados.

Ibon Gogeascoechea terá convocado um encontro com ambos para lhes ordenar que cruzassem a fronteira com a missão de cometer um atentado em Espanha. O jornal avança que a operação continua ainda em aberto.

A ETA, considerada como uma organização terrorista pela União Europeia e pelos Estados Unidos, terá sido responsável pela morte de 828 pessoas em mais de 40 anos de acções destinadas a obter a independência do País Basco.

O Publico

Sem comentários: