Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 4 de março de 2010

Solidariedade já ultrapassa os 2,6 milhões...


Solidariedade já ultrapassa os 2,6 milhões
Donativos vão ser distribuídos pelo Governo Regional, autarquias e instituições de solidariedade da Madeira

Várias empresas e instituições lançaram campanhas para ajudar a Madeira. Apesar de ainda estarem por contabilizar várias iniciativas, os donativos em dinheiro já ultrapassaram os 2,6 milhões de euros. Os maiores doadores são os próprios organizadores.

Logo no dia seguinte ao temporal que fustigou a ilha da Madeira, multiplicaram-se as iniciativas de solidariedade para ajudar as vítimas. Desde a entrega de artigos básicos e a abertura de contas bancárias, passando por linhas telefónicas e de "sms" de valor acrescentado, até percentagens da facturação, as formas encontradas por empresas e sociedade civil foram variadas. E, até ao momento, parece que deram resultado.

Numa ronda pelas principais acções solidárias o JN contabilizou 2.650.000 euros já angariados. É verdade que os principais doadores são as próprias organizações e empresas que lançaram as campanhas, mas, mesmo assim, o espírito solidário dos portugueses marcou presença.

No topo da lista dos mais generosos encontra-se a Jerónimo Martins, que doou um milhão de euros ao Governo Regional. O madeirense Joe Berardo irá atribuir 5% das vendas líquidas dos seus vinhos da marca "Aliança - Vinhos de Portugal, SA". Já a Galp Energia vai doar 20 mil litros de combustível às autarquias e à Secretaria Regional do Equipamento Social e, por cada litro vendido pela empresa, irá dar um cêntimo ao Governo Regional, tendo já adiantado 200 mil euros.

A gala Uma Flor para Madeira, organizada pela televisão SIC, conseguiu angariar mais de meio milhão de euros que serão distribuídos pela Asa - Associação de desenvolvimento de Santo António no Funchal; e ADBRAVA - Associação de desenvolvimento de Ribeira Brava, que abrange as freguesias de Tábua e Serra de Água.

Quanto às instituições bancárias, o BES abriu uma conta solidária e contribuiu ele próprio com 500 mil euros. Entretanto, os portugueses já fizeram aquele número aumentar para 575 mil euros que serão distribuídos por seis autarquias: Funchal, Câmara de Lobos, Ribeira Brava, Santa Cruz, Calheta e Ponta do Sol. O Santander Totta abriu uma conta com 100 mil euros e o Banif outra com 50 mil. Também o Millenium BCP, o BBVA e o Barclays criaram contas bancárias para ajudar a Madeira.

Além da recolha de bens para remobiliar as habitações, a Cáritas associou-se ao Montepio e até ontem já tinham recolhido mais de 260 mil euros na sua conta solidária. Esta verba será atribuída à Cáritas do Funchal. Por contabilizar estão ainda as linhas tefónicas e as SMS de valor acrescentado criadas tanto pela PT e TMN como pelo grupo TVI, Rádio Comercial, M80, RCP, Cidade FM, Cotonete e IOL.

O Governo Regional da Madeira já adiantou que as verbas angariadas pelas campanhas de solidariedade "serão canalizadas precisamente para ajudar na compra dos recheios da casa". Alberto João Jardim esclareceu, ainda, que "não haverá cheques em branco". "Nós não vamos distribuir cheques", garantiu o líder madeirense. "Há cavalheiros, não todos, que recebiam o cheque, mantinham a loja fechada e iam para casa contentes com o cheque", explicou.

Jornal de Noticias

Sem comentários: