Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 6 de março de 2010

Requalificação iniciou-se na Avenida Alberto Sampaio ...

A Câmara Municipal de Viseu iniciou esta semana as obras de requalificação de uma das artérias mais movimentadas da cidade: a Avenida Alberto Sampaio. A obra está orçada em cerca de um milhão de euros e a intervenção faz parte do conjunto de trabalhos que se têm realizado um pouco por toda a urbe no âmbito da reabilitação urbana.
Na Avenida Alberto Sampaio os funcionários da empresa responsável pela obra já começaram a abrir as valas necessárias para proceder à substituição das condutas de saneamento básico. Além disso, serão também alvo de intervenção as infra-estruturas de telecomunicações, de rede de informação e eléctricas de baixa tensão, que, neste caso, ainda se encontram à superfície, mais concretamente nas fachadas dos prédios.
A requalificação consiste ainda na colocação de mobiliário urbano (bancos em madeira, papeleiras) e de um novo sistema de recolha de resíduos sólidos urbanos (substituição dos pouco estéticos contentores de lixo por moloks enterrados e de maior capacidade), além de equipamento de sinalização e segurança. Prevê-se ainda uma remodelação da entrada do Mercado 21 de Agosto, que actualmente quase passa despercebida aos transeuntes.
Os passeios serão alargados, mantendo-se no entanto o estacionamento longitudinal, e as faixas de circulação serão delimitadas claramente a apenas duas, acabando assim com a desordem que é possível verificar naquela artéria no dia-a-dia e em que se vêem carros estacionados em segunda fila em ambos os sentidos, que obrigam os condutores a verdadeiras gincanas para poderem circular.
O piso da Avenida Alberto Sampaio, em paralelos de granito, irá manter-se. A medida é justificada pela autarquia com a singularidade do material.

Três fases
Com o intuito de causar o menor impacto possível na vida dos comerciantes e moradores, a obra será realizada em três fases.
Para já será intervencionado o troço entre a Rotunda D. João I (junto aos Bombeiros Municipais) e o cruzamento com a Rua dos Casimiros.
Só depois de essa parte estar concluída é que se avançará com a requalificação do troço entre as ruas dos Casimiros e Miguel Bombarda (que deverá trazer maiores dificuldades de circulação).
A terceira e última fase compreende a alteração da zona envolvente à Igreja dos Terceiros com a elevação do piso até à altura dos passeios, reforçando assim o seu carácter mais pedonal.

Um ou dois sentidos
decidido no futuro
Uma das questões mais importantes em relação à requalificação, nomeadamente, se a Avenida Alberto Sampaio mantém os seus actuais dois sentidos de circulação ou se o tráfico automóvel irá fluir apenas num sentido, será decidida apenas nos próximos meses.
De acordo com a autarquia, pretende-se ouvir os comerciantes e moradores novamente depois de terem surgido algumas dúvidas.

Diário Regional

Sem comentários: