Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Portugal vai aderir ao Tratado para Antárctida

A proposta para adesão de Portugal ao Tratado para a Antárctida foi esta quinta-feira aprovada pelo Conselho de Ministros.

«A adesão de Portugal ao Tratado para a Antárctida permitirá reforçar a futura posição científica e política do nosso país no quadro da investigação antárctica e contribuirá para consolidar a participação da comunidade científica portuguesa no quadro das cooperações internacionais conseguidas até hoje», refere um comunicado da reunião do Conselho de Ministros realizada esta quinta-feira.

«O Tratado para a Antárctida confere à zona a Sul do paralelo 60.º um estatuto único de região livre de actividade militar e de exploração de recursos minerais, constituindo-se como uma região usada exclusivamente para fins pacíficos», salientou o Governo.

De acordo com a agência Lusa, o Governo acrescenta que a adesão portuguesa ao Tratado vai tornar possível «a cooperação com Espanha» neste domínio. O Executivo recordou também o acordo de cooperação que foi celebrado no domínio da investigação polar na Cimeira Luso-Espanhola, realizada em Zamora em Janeiro deste ano.

Para o Executivo, a investigação científica realizada na Antárctida é importante para o desenvolvimento de várias áreas científicas como a Física da Atmosfera, as Ciências Biológicas, entre outras.

O Tratado para a Antárctida foi adoptado em Washington a 01 de Dezembro de 1959.

TVi24

Sem comentários: