Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Mapa com 21 mil imagens de Marte disponível 'online'

Mapa com 21 mil imagens de Marte disponível 'online'

Agência espacial norte-americana e Universidade do Arizona elaboraram cartografia completa do planeta vermelho, com imagens captadas pela sonda 'Mars Odyssey'. Acesso é livre.

É "o mapa mais completo até à data" de Marte, segundo anuncia a agência espacial norte-americana (NASA). Nada menos do que 21 mil imagens, todas captadas - ao longo dos últimos oito anos - pelo Thermal Emission Imaging System (Themis), instalado na sonda orbital Mars Odyssey, estão disponíveis online no site da agência (www.nasa.gov).

As imagens, registadas pela poderosa câmara multibanda de infravermelhos, estão ser trabalhadas desde que a Odyssey começou a enviar dados do planeta vermelho, em 2002. O mapa é um esforço conjunto de investigadores da Universidade Estatal do Arizona e dos laboratórios de propulsão a jacto da NASA, na Califórnia.

Segundo a descrição da agência espacial, as imagens foram "suavizadas, correspondidas, conjugadas e controladas por modelos cartográficos de forma a formarem um gigantesco mosaico".

Dito isto, quem esperar encontrar uma ferramenta semelhante ao Google Earth arrisca uma desilusão. Ampliadas ao máximo, as fotografias ainda apresentam extensões de terreno com o mínimo de uma centena de metros de largura.

As imagens podem ser obtidas, gratuitamente, através do site da NASA ou numa série de links ali fornecidos, a pensar em diferentes utilizadores. Quem tiver um computador particularmente potente, pode descarregar a versão integral.

Existe ainda um portal específico, o Be a Martian - Seja Um Marciano -, em que os próprios visitantes têm a oportunidade de contribuir para a investigação da NASA, alinhando diferentes imagens da mesma porção de terreno até ao pormenor de um píxel. O endereço de Internet é: http://beamartian.jpl.nasa.gov/maproom#/MapMars.

Actualmente, está em curso o "alinhamento" de uma região conhecida como Valles Marineris, um desfiladeiro considerado o Grand Canyon de Marte.

"A equipa Mars Odyssey Themis preparou um produto espectacular, que será o mapa-base para os investigadores de Marte durante muitos anos", considerou Jeffrey Plaut, um dos cientistas do projecto Odyssey em Pasadena. "O mapa lança o enquadramento de futuros estudos globais, tais como a composição mineral e a natureza física dos materiais à superfície."

A sonda Mars Odyssey - uma nave não tripulada - foi lançada em Abril de 2001, chegando ao planeta em Outubro do mesmo ano. As suas operações arrancaram em Fevereiro de 2002.

DN

Sem comentários: