Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 27 de julho de 2010

Chineses tentam conter crude com pauzinhos

Mais de 1500 toneladas de crude foram já expelidadas da plataforma petrolífera que explodiu no Mar Amarelo e avançam sobre as costas chinesas. Autoridades e populares debatem-se com a falta de meios e limpam as praias à mão, muitas vezes desprotegidas.

As autoridades estão a alertar para os cuidados a ter com a situação. Mesmo assim, um bombeiro de 25 anos, morreu esta semana, afogado no lodo que se formou na praia.

As agências internacionais, citando o jornal China Daily, avançam que as tripulações de alguns navios pesqueiros na região chegaram a recolher crude, recorrendo ao uso de pauzinhos como os utilizados como talheres em alguns países asiáticos.

Outro dos métodos usados é mais avançado: as autoridades recorreram a um óleo, com bactérias que «comem» o petróleo na água.

Cerca de 800 navios trabalham na recolha de crude. Entre eles, 40 embarcações especializadas na recolha de petróleo, que apoiam 2 mil soldados do Exército de Libertação Popular (ELP). Parece um grande contingente de meios, mas é manifestamente insuficiente, dada a dimensão da tragédia.

China: fuga de petróleo no porto de Dalian ( EPA/JIANG HE)
TVi24

Sem comentários: