Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Ideias simples, com estilo e que são sustentáveis

Ideias simples, com estilo e que são sustentáveis

Feitos para durarem, construídos em materiais recicláveis, reaproveitados e como mesmo destino no fim de vida. São produtos que promovem a poupança e os valores ambientais, mas sem perder o estilo e a utilidade. A sustentabilidade assume cada vez mais, e com êxito, um espaço no 'design'

Um dos designers da empresa RITI estava calmamente a tomar café quando num ataque de inspiração lhe surgiram várias ideias que não podia esquecer. Refém da falta de um caderno e uma caneta que lhe permitisse escrever o que estava a pensar, resolveu usar um guardanapo e uma palhinha molhada em café. Sem querer, tinha inventado o conceito da impressora a café: um aparelho que usa as borras em vez da tinta, tornando o processo de impressão muito mais ecológico.
Escolher materiais recicláveis, aproveitar o que não é usado, promover a poupança, sem deixar de ter um objecto com estilo e durável. Este é o objectivo do design sustentável - também conhecido por eco-design -, uma tendência crescente nos campos da arquitectura ou da engenharia, feita especialmente para cativar aqueles que, apesar das preocupações ambientais, não dispensam a beleza ou o estilo de um objecto.

Foi nisto que pensou a Ah&Oh quando criou o seu BugPlug, um aparelho simples, com um desenho que cativasse tanto adultos como crianças, mas que, mais importante, ajudasse a poupar naquela que é uma das maiores causas de desperdício de energia em casa: o modo stand-by. O BugPlug toma conta dos aparelhos eléctricos de uma divisão: um dos seus "olhos" transmite um sinal aos diversos aparelhos, obrigando-os a desligarem-se caso o outro "olho" não detecte ninguém na divisão. Também há a hipótese de se regular um temporizador para que tudo se desligue a uma determinada hora.

Outra solução sustentável prevista para poupar energia é o telemóvel solar. O Leaf (folha, em português) tem como conceito o processo de fotossíntese. O telemóvel adapta-se ao pulso; de dia pode ser usado como pulseira, ou até como relógio, uma vez que dá as horas. Em casa, pode ser colocado num suporte ligado à corrente eléctrica caso as condições atmosféricas sejam desfavoráveis. Se o céu estiver limpo, basta deixar o telemóvel próximo da janela para que ele carregue de forma ecológica. Para cumprir as normas do eco-design, fica a nota de que é feito de materiais recicláveis.

Compostagem pública

Caixote do lixo

O Envi nasceu como um caixote do lixo que faz a compostagem de resíduos biodegradáveis. O Envi transforma o lixo num composto, que depois vai alimentar uma planta que cresce dentro dele, tornando-o mais agradável. Esse composto pode ainda ser retirado do caixote e usado noutro local.

Devolva a sua energia

Tomadas

Quantas vezes já se sentou na sua bicicleta estática e se perguntou se tanta pedalada daria para alimentar um electrodoméstico? Nenhuma? Então já pensaram por si. Com esta tomada, pode ligar aparelhos de ginástica à tomada e alimentar a rede eléctrica com aquilo que produz. Pode até vendê-la em regime de microprodução.

Café em vez de tinta

Impressora

Enquanto tomava café numa pastelaria, um 'designer' da RITI lembrou-se de construir esta impressora: Cheio de ideias mas sem papel nem caneta para as apontar, desenhou em guardanapos, molhando uma palhinha no café. Esta impressora funciona com borras e o utilizador tem de mover o tinteiro para que ela funcione.

O 'bicho' da poupança

Sensor

O 'BugPlug' é um aparelho simples mas pode revolucionar a poupança de energia. Tem como função 'supervisionar' os outros aparelhos, desligando-os quando não são necessários, 'stand-by' incluído. Se alguém estiver na divisão, uma das antenas detecta a pessoa e deixa tudo ligado. Se não detectar qualquer movimento, desliga tudo.

filtros e autolavagem vegetal

Cozinha

Os inventores desta cozinha pensaram nas capacidades filtradoras da vegetação. E pensaram muito bem, pois daí a conceberem uma cozinha com plantas que filtram tanto a água que se utiliza, como o ar dos fumos da confecção, foi um passo. Além disso, a tampa pode ser fechada, e a flora lava a bancada da cozinha; poupa-se água e detergentes nocivos ao ambiente.

Comunicação solar

Telemóvel

O 'Leaf' é um telemóvel diferente. Inspirado na fotossíntese, o aparelho carrega-se através de células solares. Usa-se como pulseira, com a função de relógio. Um suporte carrega o telemóvel quando não está a ser usado. A bateria pode ser carregada, colocando o 'Leaf' junto à janela.

DN

Sem comentários: