Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 22 de junho de 2010

Uma hora de granizo destruiu pomares de maçã

Cerca de 200 hectares de pomares de maçã foram destruídos, ao meio da tarde de anteontem, por uma violenta e inesperada queda de granizo em Moimenta da Beira. Há milhares de euros de prejuízos.

A tempestade afectou, para além dos pomares de “maçã de altitude”, outras culturas como a batata, o milho e vinha de mais de meia centena de produtores do concelho.

Registada durante cerca de uma hora, entre as cinco e as seis da tarde, a queda de granizo atingiu particularmente as freguesias de Leomil (com perdas de 50% da produção de maçã), Sever (50%) e Sarzedo (100%).

“O concelho de Moimenta da Beira perdeu, numa hora, entre 15 a 20% do total das 25 a 30 mil toneladas de produção média anual”, avançou, ao JN, Luís Bernardo, produtor de Paraduça, freguesia de Leomil e secretário da Associação de Fruticultores da Beira Távora (AFBT).

Os Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira deslocaram três viaturas e 15 homens para a zona atingida pela queda de granizo.

“Foi feita a limpeza da Estrada Nacional 226 (EN226), entre Alvite e Arcas, numa distância de cerca de dois quilómetros, onde a via ficou totalmente pintada de branco”, testemunhou o comandante José Requeijo.

A limpeza da EN226, que faz a ligação Moimenta da Beira/Lamego, implicou condicionamentos pontuais à circulação.
“Além do granizo, do tamanho de bolas de naftalina, trovejou e choveu muito. As enxurradas trouxeram consigo areão que fomos obrigados a eliminar da via”, acrescenta Requeijo.

JN

Sem comentários: