Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 25 de junho de 2010

Grande parte dos incêndios no distrito tem origem criminosa


Viseu é um dos distritos onde se verificam mais incêndios de origem criminosa. Uma realidade que levou o secretário da Protecção Civil Interna a pedir uma acção mais "redobrada" por parte das autoridades e dos corpos de bombeiros.
Vasco Franco esteve ontem reunido em Viseu com os representantes da Protecção Civil (comandos distritais de operação de socorro e centros de meios aéreos) para se inteirar das condições em que o dispositivo vai operar nos próximos meses.
"O distrito de Viseu tem uma particularidade porque tem uma concentração muito grande de incêndios provocados por acção criminosa e isso, naturalmente, afecta a condição de operação que exige um reforço redobrado e um risco acrescido aos corpos de bombeiros", disse o secretário de Estado.
Na deslocação a Viseu, o governante inteirou-se dos meios existentes para o combate aos fogos florestais e alertou que, como é previsível, se as condições climatéricas forem as habituais para esta época do ano, o dispositivo terá que estar preparado "para um ano com algumas dificuldades".
Observou que pelo facto de este ano ter chovido até Junho contribuiu para que tenha crescido "uma quantidade muito grande de material combustível que facilitará as ignições".
Por outro lado, indicou que a chuva impediu a realização de "um conjunto de acções de prevenção" que costumam ser realizadas durante os meses de Abril e Maio, nomeadamente acções de fogo controlado para eliminar zonas de mato e a abertura de faixas de contenção. Num distrito que anualmente é fustigado pelos incêndios florestais, Vasco Franco apelou aos utilizadores da floresta para que tenham "cuidado" com o uso do fogo, porque grande parte dos incêndios surge "por acção humana, muitas vezes inadvertida, e é preciso ter cuidado".
O governante deixou ainda uma palavra de "confiança" nos "homens e mulheres que vão desempenhar a tarefa de combater os incêndios florestais" recomendando-lhes também que tenham sempre presentes "toda a sua experiência e formação".
"Além do objectivo que temos de proteger a floresta, temos também o objectivo de proteger a vida e a condição física daqueles que vão desempenhar a sua missão", disse, recordando o acidente que decorreu no domingo em Setúbal com uma viatura de bombeiros que ía combater um incêndio. "Devemos ter sempre presente esta mensagem de que é preciso ter o máximo cuidado", concluiu.


DV

Sem comentários: