Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 26 de junho de 2010

Operação em café do Bairro da Balsa


Mais de uma dezena de agentes da PSP de Viseu e inspectores do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) realizaram ontem uma operação num café do Bairro da Balsa. Em pouco menos de 30 minutos, tempo que decorreu a operação, os agentes cercaram o estabelecimento e pediram a identificação aos clientes, na maioria de nacionalidade brasileira.
Tratou-se de uma acção local, mas inserida numa mega-
-operação que decorreu a nível nacional e que envolveu todas as forças de segurança portuguesas e espanholas, para detectar fenómenos de imigração ilegal e tráfico de pessoas.

Café cercado
Em Viseu, seis inspectores do SEF e oito agentes da PSP aproveitaram o final de tarde para realizar a operação no Bairro da Balsa.
Depois de um 'briefing' para acertar a actuação, os agentes chegaram ao local e de imediato cercaram o prédio onde funciona o café. As pessoas que estavam na esplanada foram abordadas pelos inspectores do SEF, assim como os clientes e proprietário que estavam no interior do estabelecimento. Enquanto era pedida a identificação, os agentes da PSP colocaram-se em locais estratégicos, controlando quem entrava e saía da zona.
Foram identificados nove cidadãos de nacionalidade estrangeira e dois portugueses, um deles referenciado num processo-crime. De acordo com as autoridades, o indivíduo, que já esteve em prisão domiciliária, é suspeito de tráfico de pessoas e auxílio à imigração ilegal, estando, neste momento, a decorrer uma investigação que envolve a cooperação judiciária das autoridades espanholas.
Três cidadãs de nacionalidade brasileira, entre elas uma jovem que já tinha sido notificada para abandonar o país, acabaram por ter de acompanhar os agentes ao SEF por falta de documentação. Uma das cidadãs foi notificada para abandonar voluntariamente o país no prazo de 20 dias, enquanto que as outras duas ficaram de comparecer novamente no SEF para regularização da documentação.

Queixas
de moradores
A operação de ontem à tarde foi acompanhada pelo olhar atento dos moradores, curiosos por saber o que se estava a passar. No entanto, esta não é a primeira vez que este local é alvo de uma fiscalização policial.
Há cerca de duas semanas, também uma operação nocturna conjunta entre o SEF e PSP resultou na detenção de quatro pessoas. Acções que os habitantes já estavam a exigir há algum tempo, devido a alegadas situações de prostituição, tráfico de droga e violência naquela zona.
Foi exactamente por se tratar de uma zona 'crítica' da cidade de Viseu que a operação foi realizada novamente no Bairro da Balsa, onde as autoridades têm conhecimento de que se trata de um local que alberga cidadãos imigrantes. "
Além destas suspeitas, têm-nos chegado também várias queixas dos moradores e, inclusive, um abaixo-assinado", justificou Leonel Amado, chefe do Departamento de Investigação e Fiscalização do Centro do SEF.

Apreendida arma
em casa nocturna
Se na acção de ontem o SEF contou com a colaboração da PSP, já na noite de terça para quarta-feira, e ainda no âmbito da mesma mega-operação a nível nacional, os inspectores estiveram numa casa nocturna da região de Viseu acompanhados pela Inspecção Tributária das Finanças.
Na altura, foram identificadas várias cidadãs brasileiras e apreendida uma arma de fogo de calibre ilegal.


DV

Sem comentários: