Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 20 de junho de 2010

Islândia convidada pela UE para negociações de adesão

Os chefe de Estado e de Governo da União Europeia, reunidos em Bruxelas, decidiram abrir negociações para a adesão da Islândia ao bloco europeu, noticia a AFP.

O estatuto de candidato foi concedido ao país apenas um ano depois de este ter apresentado a candidatura à entrada.

«É um grande dia para a Islândia», reagiu assim o embaixador islandês junto da UE, Stefan Johannesson.

Esta decisão foi tomada numa altura em que se registam alguns diferendos entre Reykjavik e alguns dos 27, nomeadamente sobre o pagamento de compensações a cidadãos do Reino Unido e da Holanda que tinham depósitos no banco Icesave, que se desvaneceram com o colapso da instituição.

O diplomata islandês referiu que este é um tema que está a ser tratado bilateralmente.

Já o primeiro-ministro holandês assinalou que não se opôs à entrada da Islândia na UE. Mas frisou: «Antes de se tornar membro, terá de cumprir com as suas obrigações para com o Reino Unido e com a Holanda».

Outro dos temas sensíveis nestas negociações é a indústria baleeira islandesa, já que os líderes europeus baniram a caça à baleia. Antes da adesão, Reykjavik terá também de adaptar-se a estas regras e às que regulam a pesca na União.

As sondagens apontam para uma opinião favorável dos islandeses à entrada na União Europeia, algo que deverá ser referendado antes de se concretizar.

Contudo, numa consulta popular realizada em Março, os habitantes rejeitaram rotundamente o pagamento de milhares de milhões de euros de compensações aos britânicos e holandeses que viram esfumar-se os seus depósitos no Icesave.

TVi24

Sem comentários: