Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Jovens com deficiência e artistas plásticos pintaram ao vivo no Rossio


'Arte em todos os sentidos 2010' foi o nome do workshop de pintura ao vivo promovido pelo Grupo de Jovens do Núcleo Regional de Viseu da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral (APPC), que juntou no sábado de manhã jovens com deficiência e artistas plásticos de Viseu.
A actividade realizou-se no Rossio por onde passaram dezenas de pessoas e teve como objectivo "sensibilizar a população para a diferenciação de oportunidades" e "potencializar as capacidades dos jovens com deficiência", mostrando aos outros que a inclusão é possível.
Armando Torrinha, presidente da direcção do Grupo de Jovens, explicou que esta foi a segunda edição da actividade e que ideia foi voltar a juntar artistas plásticos e jovens com deficiência, conciliando a arte e a inclusão.

Com limitações físicas e cognitivas, ou sem elas, os jovens que participaram no workshop deram asas à imaginação e pintaram sobre as telas disponibilizadas pela organização. A iniciativa era aberta à comunidade e todos puderam contactar com artistas reconhecidos como Alcídio Marques e João Arnedo e observar as técnicas que utilizaram para pintar os quadros.
"Não é uma actividade fechada para um determinado grupo de pessoas, nós queremos dar-nos a conhecer à comunidade viseense e dinamizar a associação", afirmou Armando Torrinha.
O Grupo de Jovens da APPC comemorou, no dia 7 deste mês, 10 anos de existência e a sua missão é desenvolver actividades culturais e recreativas para integrar os jovens com deficiência na comunidade.

Assim, está a decorrer uma campanha de angariação de sócios - 500 sócios é a meta - a pagarem, no mínimo, três euros por ano. Os novos sócios recebem um livro com histórias de vida diferentes e especiais contadas na primeira pessoa.

Esta associação juvenil quer aproveitar a energia dos mais novos para dinamizar o associativismo e potencializar as capacidades de todos, nomeadamente daqueles que têm algum tipo de limitação.
O presidente disse ainda que a associação está atenta às mudanças dos direitos das pessoas com deficiência, sobretudo, no que diz respeito ao emprego e formação, pois houve alterações nestas duas áreas. "Vamos fazer um debate sobre este assunto. Está na altura de darmos um contributo para a problemática do emprego de pessoas com deficiência", acrescentou.
Os quadros pintados sábado e outros que foram oferecidos ao Grupo de Jovens no mesmo dia vão ser leiloados.

DV

Sem comentários: