Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Papa: 91 toneladas de lixo recolhidas em Fátima

Noventa e uma toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) foram recolhidas nos dias 12 e 13 de Maio em Fátima, mais 33 toneladas que na mesma data de 2007, anunciou esta sexta-feira a Câmara Municipal de Ourém.

Os dados provisórios sobre os trabalhos de limpeza e manutenção na peregrinação presidida pelo Papa Bento XVI indicam que foram recolhidas 91,46 toneladas de RSU.

Três anos antes, na peregrinação de Maio comemorativa do 90.º aniversário das aparições da Cova da Iria reconhecidas pela Igreja Católica, a empresa responsável por este trabalho contabilizou 58,66 toneladas de RSU.

Já na recolha selectiva de resíduos, quarta e quinta-feira foram depositadas dez toneladas de papel, plástico e vidro nos ecopontos.

A peregrinação de 12 e 13 de Maio determinou uma recolha suplementar de RSU, além da lavagem e odorização das ruas - que decorreu durante uma semana, adiantou a autarquia, referindo que as cerimónias religiosas obrigaram ainda à existência de «um piquete permanente de identificação e manutenção dos pontos mais críticos» no âmbito da limpeza urbana.

O vereador da Câmara Municipal de Ourém, Nazareno do Carmo, fez à agência Lusa um balanço «muito positivo» da peregrinação, salientando que ao nível dos serviços públicos não houve falhas.

«Conseguimos ter as condições necessárias para uma grande peregrinação», disse Nazareno do Carmo, responsável pelo pelouro Fátima no município, realçando que «todos os serviços corresponderam às solicitações».

O responsável admitiu que existiu algum «desconforto» para residentes, comerciantes e peregrinos face aos «constrangimentos» motivados pela segurança que a presença do Papa obrigou, sublinhando, contudo, que «foram absolutamente necessários» face à «grande concentração de pessoas».

Nazareno do Carmo reafirmou que a preparação da cidade de Fátima para a peregrinação custou cerca de meio milhão de euros, frisando que se tratou, igualmente, da preparação para o centenário dos acontecimentos de Fátima, em 2017.

Até esse ano, o autarca prometeu o esforço da Câmara Municipal para que Fátima seja uma «cidade diferente», numa data em que deseja que aconteça uma nova visita papal.

TVi24

Sem comentários: