Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Mãe de 70 anos e filha de 50 deitaram-se voluntariamente nos carris, lado a lado...


Duas mulheres, mãe e filha, foram ontem colhidas por um comboio da Linha do Oeste, entre o Bombarral e a localidade de São Mamede. Fonte da GNR e uma fonte oficial da Refer dizem que se tratou de um duplo suicídio.


"Foi horrível: elas estavam deitadas lado a lado na linha do comboio e com as cabeças no carril e o maquinista, ao aperceber-se, apitou várias vezes mas elas não se mexeram". Foi desta forma que uma fonte oficial da Refer explicou os contornos da morte das duas mulheres.


"Acidente não foi de certeza", prosseguiu a mesma fonte, ainda visivelmente incomodada com o duplo suicídio: "É uma situação absolutamente perturbadora e que é a primeira vez que nos acontece".


Fonte do Comando Territorial da GNR de Leiria confirmou a hipótese de duplo suicídio.


Tudo terá acontecido às 12.50 horas, ao quilómetro 92 da Linha do Oeste, um local entre Bombarral a São Mamede, a escassos metros de um parque de merendas da EN8.


O comandante adjunto dos Bombeiros Voluntários do Bombarral, João Paulo Baptista, recusou, por seu turno, avançar com pormenores da ocorrência, tendo apenas dito que o local do acidente não estava próximo de qualquer passagem de peões.


Ambas as vítimas foram colhidas por um comboio que fazia a circulação entre Meleças e Caldas da Rainha. "O maquinista está bastante perturbado porque nada pôde fazer. É impossível imobilizar um comboio de um momento para o outro", afirmou a fonte da Refer.


As duas vítimas mortais se tratavam de mãe e filha. Segundo fonte dos Bombeiros Voluntários de Óbidos, as mulheres aparentavam ter 70 e 50 anos. Apesar de reiterados contactos, as autoridades recusaram fornecer dados sobre as vítimas. A GNR e a Polícia Judiciária estiveram no local e ainda estão a decorrer investigações.


"O que mais nos impressiona foi a frieza de alguém face a um monstro que é um comboio", apontou uma responsável da Refer ainda bastante incomodada. "Estamos todos doentes", prosseguiu, referindo-se à frieza dos contornos da morte e ao facto das vítimas serem adultas: "Não deve ter sido um acto de 'eu levo-te comigo'", foi mais "eu também estou aqui".


A responsável da Refer, que ainda há poucos dias teve de lidar com um outro caso de suicídio isolado na Linha do Sul, confessou que situações desta índole causam profundo desconforto em todos os profissionais ferroviários. "Nunca conseguimos encontrar uma explicação para estes casos e o de hoje é particularmente mais chocante", desabafou.


Para o local deslocaram-se equipas dos bombeiros voluntários de Óbidos e do Bombarral. Foram 21 elementos distribuídos por sete viaturas.


No momento em que as equipas de socorro chegaram ao local pouco mais puderam fazer para além de remover os corpos da linha, uma vez que as duas mulheres tiveram morte imediata.


"A única coisa que pudemos fazer foi isolar o local porque já estavam cadáveres", disse-nos fonte dos Bombeiros Voluntários de Óbidos.


A linha ferroviária esteve interrompida durante quatro horas, tendo causado vários atrasos na circulação dos comboios.


Sem comentários: