Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sábado, 25 de julho de 2009

Ja entrou nas Honduras...


O presidente deposto Manuel Zelaya, conseguiu, esta quinta-feira, chegar e passar a fronteira das Honduras com a Nicarágua, naquela que é a sua segunda tentativa de regressar a casa. No entanto, este regresso foi apenas simbólico tendo Zelaya voltado a sair do país.


Cercado por dezenas de apoiantes e pela imprensa local, o presidente deposto afirmou, por telefone, à agência AFP que vai «apelar ao diálogo» e e irá querer «conversar com as pessoas porque é um homem de paz».


Zelaya disse ainda que regressou à Nicarágua «em respeito aos princípios dos militares». Na terça-feira, deverá viajar a Washington, confirmou o Departamento de Estado do governo americano.



Primeira tentativa falhada


Recorde-se que já tinha havido uma primeira tentativa de regressar às Honduras de avião a 5 de Julho, mas que foi travada por militares no aeroporto internacional de Tegucigalpa.


Manuel Zelaya esteve em exílio por quase um mês, depois de um golpe de Estado em que foi expulso das Honduras no dia 28 de Junho.


«Não temo regressar ao meu país, porque não tenho contas com a justiça», revelouo presidente deposto em Estelí, local onde se encontrava antes de cruzar a fronteira.


Contudo, o governo ameaça prendê-lo se ele chegar às Honduras, de acordo com o que noticia a «BBC». Roberto Michelleti, que liderou o golpe militar no país, mandou, por sua vez, reforçar a fronteira com Nicarágua. Mas até ao momento, não há registo de incidentes.


Sem comentários: