Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Câmara Municipal de Viseu vai avançar com um plano...

A Câmara Municipal de Viseu vai avançar com um plano de contingência para a Gripe A.
A autarquia já começou a distribuir folhetos com informação para cada funcionário no caso de se verificar uma infecção.


De acordo com o vice-presidente do município, Américo Nunes, foram também pedidos esclarecimentos à Direcção- Geral de Saúde, de forma a serem assegurados os serviços no caso de enfrentarem um elevado absentismo devido à gripe.


O autarca explicou ainda que também foi contactado o Ministério da Educação para se saber quais as medidas a adoptar no caso de se verificar uma infecção numa das dezenas de escolas do 1.º ciclo.


O anúncio foi feito ontem, no mesmo dia em que a Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) enviou uma circular aos 308 presidentes de câmara, na qual são defendidas "medidas alternativas" por causa da gripe A para assegurar serviços classificados de "essenciais", como, por exemplo, o abastecimento de água, saneamento, recolha de resíduos sólidos urbanos, transporte escolar, refeitórios escolares de responsabilidade municipal ou corpos de bombeiros detidos pelos municípios.


Também os cemitérios municipais, os serviços municipalizados de transportes públicos e o serviço não docente dos estabelecimentos de educação pré-escolar (e de estabelecimentos do ensino básico quando o município tiver outorgado contrato de execução) são classificados de "essenciais" pela ANMP.


Na circular, o secretário-geral da ANMP, Artur Trindade, lembra que "a responsabilidade das organizações sociais passa por preparar respostas às decorrências da gripe, sejam ao nível do absentismo ou da implementação de medidas de contenção da gripe".


O documento, que inclui informação disponibilizada pelas autoridades de saúde pública, defende que cada câmara municipal pondere e implemente "um conjunto de medidas de prevenção e de controlo ao nível do reforço da higiene e arejamento dos edifícios e seus espaços e da informação e promoção efectiva de medidas gerais de higiene pessoal".


Em relação ao previsível absentismo dos trabalhadores, a ANMP aconselha os municípios, "sempre em articulação com os serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho", que equacionem "vários cenários possíveis, em diferentes fases da evolução da pandemia".
Perante cada um destes cenários, os municípios devem "estabelecer um conjunto de medidas e de acções a ser aplicadas oportuna e articuladamente - o chamado plano de contingência", prossegue a missiva.


Tendo em conta as áreas prioritárias, a ANMP sugere às câmaras municipais que, entre outras medidas, "definam os recursos humanos mínimos para cada uma" e "assegurem a sua substituição", uma solução que poderá passar por encontrar pessoal em outros serviços da autarquia.


Sem comentários: