Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

terça-feira, 21 de julho de 2009

Fábrica de baterias para carros eléctricos irá criar 200 postos de trabalho directos...

Portugal vai receber a primeira fábrica de baterias para carros eléctricos. Sines e Estarreja são as localizações possíveis escolhidas pela Nissan. Num investimento de 250 milhões, a fábrica irá produzir 60 mil unidades por ano.


Perante um cenário de crise económica e, consequentemente, de desemprego, nem tudo são más notícias para o país. O Governo e a Renault-Nissan celebraram ontem um acordo para a instalação de uma fábrica de baterias de iões de lítio para veículos eléctricos em Portugal. Um projecto que irá criar 200 postos de trabalho directos e entre 500 a 1000 indirectos.


A Nissan irá investir 250 milhões de euros, numa unidade que terá uma capacidade de produção de 60 mil unidades por ano. A localização da nova fábrica ainda está em estudo, no entanto, entre as escolhas da Nissan está Estarreja ou Sines, avançou Basílio Horta, à margem da cerimónia onde foi anunciado o investimento do grupo nipónico em Portugal. A decisão será tomada em breve, mas o presidente da AICEP adiantou que a nova fábrica tem de ser instalada numa zona servida por um porto, tendo em conta que este será um produto para exportar, deverá ainda ser servida por boas acessibilidades rodoviárias e estar próxima de uma universidade.


Sem avançar datas para o arranque das obras, Basílio Horta sublinhou que "o importante é fazer o contrato de investimento para que a fábrica avance o mais depressa possível", mostrando interesse em que "esta fábrica fosse classificada como Projecto de Interesse Nacional, assim que a localização esteja definida".


Localização à parte, para José Sócrates, a nova fábrica representa o primeiro passo para a instalação de investimentos no país no sector tecnológico. "A nova fábrica de baterias será o primeiro passo para a instalação em Portugal de mais investimentos que vão ocorrer nos próximos anos, no que diz respeito à mobilidade eléctrica e ao carro eléctrico", disse o primeiro-ministro.


Para cobrir as exigências do volume inicial vai ainda ser construída outra fábrica de baterias no Reino Unido. Além disso, a aliança Renault-Nissan está já em negociações com outros governos da Europa para identificar novas localizações para fábricas de baterias. Entretanto, as duas unidades vão fornecer veículos eléctricos nos mercados dos EUA e do Japão, a partir de 2010.


Recorde-se que o novo carro eléctrico irá ser apresentado no dia 2 de Agosto no Japão e será um carro familiar com cinco lugares, uma autonomia de 160 quilómetros e uma velocidade máxima na ordem dos 145 quilómetros/hora.

Sem comentários: