Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Vastas regiões do planeta em regime de seca crescente

Vastas regiões do planeta em regime de seca crescente

Vastas zonas do hemisfério sul, que incluem regiões de grande dimensão da Austrália, da África e da América do Sul, tornaram-se mais secas ao longo da última década. Este é o resultado do primeiro grande estudo global sobre o processo de evapotranspiração - a transferência natural de água do solo para a atmosfera - realizado por uma equipa internacional de investigadores.

As conclusões do estudo, que foram publicadas na Nature, confirmam as previsões de que a evapotranspiração deveria aumentar no contexto das alterações climáticas.

A equipa, coordenada por Beverly Law, da Oregon State University, avaliou aquele processo, a partir de 1982 e descobriu que essa tendência crescente para a secura dos solos já se verificava desde os anos 80. Em vastas regiões do planeta, no entanto, a evapotranspiração já diminuiu ou parou, tal a secura aí atingida pelos solos, o que desencadeou um aumento da evapotranspiração noutras zonas do planeta.

Os cientistas têm poucas décadas de dados e portanto não sabem se esta tendência pode ser considerada natural, ou se pelo contrário esta aparente aceleração do ciclo hidrológico faz parte de um problema mais vasto chamado alterações climáticas.

DN

Sem comentários: