So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 10 de outubro de 2010

Imagens inéditas da primeira ida à lua

Já passaram mais de 40 anos desde o "grande passo para a humanidade", mas, até hoje, ainda não se viu tudo sobre o momento em que Neil Armstrong pisou, pela primeira vez, solo lunar. Na quarta-feira, em Sydney, foram exibidas novas imagens da primeira expedição à lua. 

O vídeo, que rodou durante a cerimónia de entrega de prémios da Sociedade de Geografia de Austrália, trata-se de uma selecção de imagens restauradas e inclui cenas inéditas do dia histórico protagonizado pela equipa de Neil Armstrong e Buzz Aldrin. Este último foi convidado de honra da cerimónia.

A película mostra alguns dos momentos da caminhada espacial, que durou cerca de três horas. Pode ver-se ainda Armstrong a baixar as escadas da nave, momento capturado pelo Observatório "Parkes y Honeysuckle Creek", uma das três estações terrestres que capturaram a alunagem.

No ano passado, a Nasa difundiu um vídeo que mostra  Buzz Aldrin a sair da nave, quando se preparava para calcar terreno lunar.

A Apollo 11 chegou à Lua no dia 20 de Julho de 1969. Na altura, as imagens foram gravadas pela Goldstone, na Califórnia (EUA), pela Austrália Honeysuckle Creek (Canberra) e pelo Observatório Parkes (Nova Gales do Sul).  Na verdade, foi a equipa australiana que filmou os primeiros minutos.

As imagens, que só agora o Mundo pode ver, foram guardadas na Austrália. De acordo com John Sarkissian, chefe do programa de restauração de imagens, o vídeo mostra o que aconteceu com mais clareza e qualidade.



Sem comentários: