Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Polígamo morre e deixa mais de 100 mulheres viúvas

O queniano Ancentus Akuku Ogwela, mais conhecido pelo apelido "Danger", morreu este fim-de-semana, com 92 anos. O famoso polígamo teve mais de 100 mulheres e cerca de 160 filhos. 

"Danger" casou pela primeira vez em 1939. A partir desse ano começaram a somar-se as festas de noivado. O  casamento com a sua última mulher realizou-se em 1992.  Mas nem tudo foram rosas no percurso amoroso de Ancentus Ogwela. O queniano divorciou-se de pelo menos 30 mulheres ao longo da vida.
"Chamam-me "Danger" porque derrotei muitos homens", disse Ancentus em entrevista à BBC em 2000. "Eu era muito bonito e por isso consegui conquistar tantas mulheres", acrescentou.

O número elevado de filhos que teve ao longo da vida levou Ancentus a fundar, nos anos 70, duas escolas primárias e uma igreja para os educar. Ancentus fazia parte da tribo luo, que habita o oeste do Quénia e na qual a poligamia é uma tradição antiga e tolerada pela Igreja.

A poligamia é legal no Quénia, embora seja uma prática em acentuado declínio nos últimos anos, devido à conquista de mais direitos e poderes na sociedade por parte das mulheres 

Ancentus atribuía a sua longevidade à dieta que praticava, formada basicamente por vegetais, comidas tradicionais e leite fermentado. O polígamo  faleceu este fim-de-semana, de causas naturais, num hospital da cidade queniana de Kisumu. 

JN

Sem comentários: