Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Todos contra encerramento de escolas no distrito de Viseu


Os presidentes das juntas de freguesia de Calde e Boaldeia mostraram-se ontem preocupados com o eventual encerramento de escolas nas freguesias que lideram. Durante a reunião da Assembleia Municipal de Viseu, os autarcas lamentaram que a medida avançada pelo Governo – fechar as escolas com menos de 21 alunos – vai “acabar com as aldeias”.
António Neves, presidente da Junta de Freguesia de Boaldeia, foi uma das vozes de descontentamento, afirmando que se a escola local encerrar – actualmente com 16 alunos – “as pessoas deixarão de ver vida em Boaldeia”. O autarca lembrou que ao se avançar com esta medida, os alunos terão de ir para outra freguesia. “Gastámos dinheiro na requalificação do edifício, os alunos têm condições. Se encerrarem a escola, as crianças são tiradas do seu ambiente natural”, sustentou.
O receio de António Neves foi igualmente salientado pelo presidente da Câmara de Viseu. Fernando Ruas sustentou que a reorganização da rede escolar tem “critérios perfeitamente discutíveis e questionáveis” e que as propostas “têm de ser apresentadas pelo Ministério da Educação ao município que tem a obrigação de as analisar ponderadamente”.
“A legislação produzida nos gabinetes ministeriais tem carácter genérico, não atendendo a situações específicas das comunidades locais, nomeadamente dos municípios do interior do País e, se não for devidamente aplicada, pode gerar situações de injustiça, incomodidade, desconforto e de claro prejuízo para essas comunidades”, disse o autarca social-democrata.
No concelho de Viseu existem 20 escolas com menos de 21 alunos, cinco delas com número inferior a 10 crianças.

Manifestação
O protesto pelo não encerramento de escolas ganhou ontem nova forma com cerca de 300 pessoas a protestarem em Viseu. Alunos, encarregados de educação e professores juntaram-se às vozes que estão contra o “abate de escolas” e a constituição de “mega agrupamentos”. Uma manifestação promovida pelo Sindicato dos Professores da Região Centro (SPRC).
Professores, pais, avós e alunos de vários pontos do distrito onde as escolas do 1.0 ciclo do ensino básico podem vir a encerrar concentraram-se no Rossio e deslocaram-se até ao governo civil.
Nas mãos levavam cartazes com inscrições como “As nossas crianças precisam de escolas nas suas aldeias”, “Abater uma escola é fechar uma aldeia”, “A melhor escola é a que fica perto do colinho da minha avó” e “Mega-agrupamentos - juntar escolas para despedir pessoal”. “Fomos entregar ao senhor governador civil duas mil assinaturas de tomadas de posição de oito concelhos do distrito de Viseu onde estas questões estão mais agudas”, explicou aos jornalistas Francisco Almeida, do SPRC, aludindo aos municípios de Mangualde, Sátão, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, Santa Comba Dão, S. Pedro do Sul, Vouzela e Oliveira de Frades.
Francisco Almeida criticou que o Ministério da Educação (ME) não esteja a negociar a constituição de mega agrupamentos, contando que nem aos directores e aos conselhos gerais das escolas pergunta opinião.
Preocupada com a possibilidade de encerramento da escola de Prime, Viseu, onde estuda o seu neto, estava Maria do Rosário, de 72 anos. “Vou levá-lo todos os dias de manhã e buscá-lo todos os dias às cinco e meia, mas sinto-me feliz por ir lá levá-lo e buscá-lo àquela escola que é tão antiga”, contou, acrescentando que se a escola fechar não poderá continuar a apoiar o neto.
Também o presidente da Junta de Mamouros, Fernando Felício, fez questão de participar na manifestação, para tentar evitar o encerramento de uma das duas escolas da freguesia, que tem 11 alunos. “Vai trazer problemas para as crianças, que deixam de ter o apoio dos pais, aquilo a que estão habituadas e obviamente que vão sofrer”, frisou.As crianças da escola de Mamouros também mostraram a sua preocupação, levando até Viseu uma faixa onde pediam “Não encerrem a nossa escola” e outra onde se podia ler “Somos crianças mas sabemos o que queremos: primeiro as condições, depois as decisões”. l

DV

Sem comentários: