Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 27 de junho de 2010

Viseenses consideraram "espectaculares" desfile das 'Cavalhadas de Vildemoinhos


Aos primeiros sons do fogo-de-artifício, não houve quem se não lembrasse que hoje era dia de 'Cavalhadas de Vildemoinhos', este ano com carros alegóricos com vários tons e ideias (os artistas tiveram mão livre para as criações), ao contrário do ano passado, cujo tema foi D. Afonso Henriques.


'Arco-íris cor do rosto de criança/Quem mira a vida cheia de Sol/Que brota do nada em lembrança/Que é tudo na vagareza do caracol', deu o mote e trouxe a garantia que no desfile deste ano os artistas iriam dar asas à imaginação, como já havia prevenido o presidente das Cavalhadas de Vildemoinhos.


Ao colocar a fasquia tão alta, afirmando que estas seriam as melhores 'Cavalhadas' de sempre, José Coelho não parece ter falhado, de acordo com Sotero Luís Santos e Joana Santos, espectadores atentos do desfile. E não tiveram dúvidas na classificação: "Vêm melhor este ano, a organização está de parabéns!" Futuro e passado A tradição não faltou, com o 'Forno Antigo' e a cozedura do pão ao vivo, ou não fosse Vildemoinhos uma terra de moleiros, a marcar presença, assim como a 'Serra', os 'Cestinhos de Verga' e o 'Tear', com as mulheres a mostrarem como se faz. "Tece, tece com muito amor/tece bem as toalhinhas para o altar de Nosso Senhor".
Todavia, cedo a atenção das pessoas recaiu num carro alegórico que representava a Estação Orbital Internacional, com dois vaivéns, um de cada lado... e noutro, um mamute acompanhado por homens vestidos de peles de animais. Presente e futuro, sem perder de vista o princípio dos tempos.


Aí residiu também a coerência desta edição das 'Cavalhadas de Vildemoinhos', cujo desfile estava a arrebatar Maria do Carmo e José Loureiro (de Tondela), cujos olhos seguiram atentamente o que se passava. "É tão bonito", disse-nos a primeira, enquanto o segundo se limitou a um "estou a gostar", mas com os olhos a reluzir de contentamento.
Grupos animaram Foram 19 carros alegóricos em desfile, com o último destinado a Viseu, traduzindo um 'Bem Hajam!", decisivamente virado não só para os viseenses, mas também para a Câmara, que uma vez mais reforçou o auxílio financeiro para a festa não desapareça.
Foi simultaneamente um agradecimento à autarquia e o lamento pelo afastamento dos comerciantes e outras entidades de uma festa multisecular, que corre o risco de definhar.
Além dos carros alegóricos e dos 800 figurantes, seria injusto não referir os diversos grupos de cantares e bandas, essenciais para abrilhantar a festa. Desde logo os 'Zés Pereiras' de Vildemoinhos. Mas deram também cor e movimento à festa o Som de Bordão', de Vila Nova do Campo, o Grupo de Cantares do Sobral, o Grupo de Bombos da Associação Cultural de Queimadela (Armamar), os 'Zés Pereiras' de Oliveira de Barreiros e o Clube Recreativo Pioneiros de Queimadela (Armamar). E também o Agrupamento Musical Juventude em Força (S. Mamede Coronado, Trofa), as Bailarinas de Sobral de Pinho (S. Pedro do Sul), os Bombos de Lavacolhos (Fundão), os Trovadores da Raia (Vila Real), a Fanfarra da Alameda de S. João (Vila Nova de Gaia) e a Banda do Galo de Barcelos. A Susana Lopes, Augusto Cabral e Márcia Silva, que não perderam pitada das 'Cavalhadas de Vildemoinhos', também lhes escaparam esses grupos que ajudaram à festa, que os dois primeiros classificaram de "muito boa" e que a última apelidou de "espectacular", assim como tantas outras pessoas.

DV






Sem comentários: