Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

quarta-feira, 30 de junho de 2010

Série "Twin Peaks" pode voltar

"Twin Peaks", de David Lynch e Mark Frost, arrebatou o público e a crítica há 20 anos, e, pelos vistos, não foi esquecida pelos fãs, a ponto de ainda hoje haver quem reclame o seu regresso. O produtor Bob Engels acredita nessa possibilidade.

Não passam seis meses sem que Bob Engels não receba um lembrete, uma mensagem com a pergunta: "Porque não fazem 'Twin Peaks' de novo?". A sua resposta ao site Moviehole, onde tocou no assunto e lançou a esperança, não é afirmativa, mas deixa a hipótese no ar.

"Se encontrássemos uma maneira de levar o projecto adiante, acredito que todos se divertiriam com o regresso".Confia ainda, segundo disse, na boa recepção do convite quando este fosse endereçado aos actores. "Seria um milagre trazer de volta o grupo, mas com tudo acertado acho que eles diriam: 'Podem contar comigo'".

"Twin Peaks" foi um marco na produção televisiva. A série exibida pela estação ABC no início da década de 90 (em Portugal, chegou através da RTP ) agarrou ao ecrã os espectadores com as múltiplas pistas fornecidas à volta do assassinato de Laura Palmer, encontrada morta num lago.

Os 30 episódios, as suas duas temporadas, criaram um movimento de acompanhamento fiel e quase religioso por parte dos que apreciavam o mistério e o suspense, e já agora, o insólito das personagens, apresentadas, muitas vezes, perdidas entre universos paralelos: o da realidade e o da fantasia. Ficandoentão por esclarecer ao espectador, se algumas cenas não passavam de mero produto da imaginação dessas figuras, ao estilo do realizador David Lynch.

Teia social típica

Quanto à história em si, "Twin Peaks", nome da localidade onde se passa a acção, relata a investigação do agente especial do FBI Dale Cooper, papel de Kyle MacLachlan, acerca do assassinato de uma jovem popular, residente num meio pequeno.

Outros dos aspectos interessantes da ficção era precisamente esse: a focalização na teia social típica a uma vila localizada próxima de Washington.

A par do trabalho policial, foi-se dando a conhecer os podres e as extravagâncias dos habitantes: a aparente normalidade dá, aos poucos, lugar a um mundo bizarro, onde quase todos se posicionam como suspeitos.

A ficção vencedora de três Globos de Ouro lançou muitos actores que, entretanto, têm feito carreira com êxito.

Pressões para terminar

Apesar do êxito, "Twin Peaks" conseguiu óptimos resultados de audiências para a ABC, os administradores da estação manifestaram cedo as suas dúvidas em relação ao caminho sinistro que estava a seguir o desenrolar da saga.

E fizeram pressão junto dos produtores para que o assassino fosse revelado a meio da segunda série, provocando uma quebra significativa na audiência e um desfecho pouco conclusivo.

JN

Sem comentários: