Páginas

So faltam meses, dias, horas, minutos, e segundos para o ano 2012

Madeleine

Banner1
Click here to download your poster of support

Radio Viseu Cidade Viriato

domingo, 27 de junho de 2010

'Software' nacional é vedeta lá fora

'Software' nacional é vedeta lá fora

Plataforma da Critical Sotfware permite às pequenas e médias empresas reduzir custos e aumentar a produtividade

Reduza os seus custos de comunicação em 66% aumentando simultaneamente a produtividade do seu negócio. Isto é o que promete a Critical Links com a Edge Box, uma plataforma de comunicações "com um preço pensado para pequenas e médias empresas" e que permite concentrar num único equipamento "todas as necessidades de comunicação e tecnologias de informação básicas de uma empresa".

Na prática, refere Vasco Correia, vice-presidente de vendas para a Europa, Médio Oriente e África, permite que um único colaborador se encarregue de gerir as funções de e-mail, de partilha de ficheiros, de partilha de impressora, de firewall, de antivírus, de anti- -spam, de controlo de comunicações, além de ter o sistema de rede sem fios incluída, evitando que tenha de comprar uma central telefónica a um operador, um router a outro, um firewall a outro e assim por diante. Ou seja, "esta plataforma de comunicações encerra em si seis a oito funcionalidades e substitui até seis dispositivos". E, porque funciona com redes VoIP (voz sobre Internet), permite às empresas com vários escritórios funcionarem com comunicações a custo zero entre si.

Este é um produto de elevado valor acrescentado concebido e produzido em Portugal originalmente pela Critical Software, com sede em Coimbra, mas que depois deu origem a um spin off, a Critical Links, que se instalou em Nova Jérsia, EUA. Mas a Edge Box continua a ser produzida em Coimbra. A Critical Links, por seu turno, está já presente em 17 países, tendo a Índia sido o segundo onde abriu escritórios.

Desde a criação deste inovador produto, que se encontra implantado nas autarquias portuguesas e italianas e que liga a rede nacional de museus sul-africana, entre outros, foram já vendidas cerca de nove mil Edge Box, diz Vasco Correia. Mas é em Portugal, junto do mundo empresarial, que a Critical Link tem mais dificuldade em fazer valer os seus méritos. "Estão habituados a este tipo de tecnologias de empresas americanas e ficam desconfiados. Tentamos contrapor com o sucesso que estamos a ter noutros países", diz.

Além do mais, a própria Intel acredita na empresa, já que desenvolveu com eles uma Edge Box dedicada à educação e que está em 1300 escolas portuguesas.

DN

Sem comentários: